Crítica | Streaming e VoD

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet, EUA/ING, 2007)

Musical
Direção: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Timothy Spall, Sacha Baron Cohen, Jamie Campbell Bower, Laura Michelle Kelly, Jayne Wisener, Ed Sanders
Roteiro: Christopher Blond (peça), John Logan (roteiro), Stephen Sondheim e Hugh Wheeler (musical)
Duração: 116 min.

Se você pensa em um musical bem sombrio, cheio de assassinatos e com sangue para todo o lado, qual é o primeiro diretor de cinema que lhe vem à cabeça? Só podia ser ele mesmo. Tim Burton resolveu trazer às telonas a opereta Sweeney Todd, que conta a vingança de um barbeiro após ter sido preso injustamente e ter perdido a esposa e a filha.

Repleto de seqüências musicais o filme peca um pouco na seleção de algumas músicas. Difícil não ficar com a sensação de que já ouviu aquilo em algum lugar. Mas esse é seu único defeito.

Depois das animações O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver, o diretor junta novamente em cena o casal do último, mas desta vez integra a atuação de ambos à voz.

A atuação de Depp é marcante. Por vários momentos, ele não precisa falar nada, mas é possível ler todas as sensações do personagens através de seus olhos. Ao seu lado Bonham Carter, que encara o papel com segurança e competência.

A boa surpresa vem com o pequeno Ed Sanders, um ajudante de barbeiro. As participações de Spall, Rickman e Cohen (o Borat) também se destacam.

A fotografia, os figurinos, a cenografia e a direção de arte, como já era esperado, chegam onde querem. Londres é o palco de momentos temporais muito distintos e a diferença é bem marcada com um jogo de cores e luzes.

As pessoas que não gostam de musicais podem se irritar um pouco ou dormir, mas para aqueles que gostam é imperdível.

Logo-Oscar1Oscar 2008
Melhor Direção de Arte (Dante Ferretti, Francesca Lo Schiavo)

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Ator (Johnny Depp), Direção de Arte (Dante Ferretti, Francesca Lo Schiavo), Figurino (Colleen Atwood)

BAFTA: Figurino, Maquiagem (Ivana Primorac)

Globo de Ouro: Filme de Musical ou Comédia, Direção, Ator de Musical ou Comédia (Johnny Depp), Atriz de Musical ou Comédia (Helena Bonham Carter)

Um Grande Momento

O projeto de vida da Sra. Lovett.

Links

IMDb
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ban1_ptuapA[/youtube]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
3 Comentários
Mais novo
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver comentário
karol
karol
09/04/2009 19:27

nossa o filme e fantastico e os atores estao de parabensssss!

eu curti muitooooo

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
20/02/2008 08:03

Estou correndo para que as críticas estejam aqui antes da premiação, pelo menos os indicados a melhor filme.

Beijos

Bruna Bites
Bruna Bites
18/02/2008 04:56

Poxa, eu dormi porque tava muito cansada.. hehehe! Mas tenho que concordar que, apesar de excelente, o filme fica meio irritante às vezes.
Ah! O blog está excelente. Quero ler tudo sobre os filmes do Oscar, viu???
Beijão!

Botão Voltar ao topo