Festivais e mostras

Leão de Ouro para Tropa de Elite

O filme nacional Tropa de Elite, de José Padilha, levou ontem (16) a premiação maior do Festival de Cinema de Berlim: o Urso de Ouro.

A trajetória do filme durante o festival foi muito conturbada. Os problemas começaram na exibição do filme, que estava em português e com legendas em alemão. O normal seria as legendas estarem em inglês, para que os jurados acompanhassem. Como solução, fones foram distribuídos e uma mulher fazia a tradução de todas as falas do filme.

Outro problema foi a recepção da crítica, que chegou a classificar o filme de fascista.

Apoie o Cenas

Porém, o prêmio foi mesmo para o longa brasileiro e deixou para trás o favorito Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson, que levou o Urso de Prata pela direção. José Padilha, surpreso, agradeceu o prêmio e homenageou Costa-Gravas, cineasta presidente do júri.

O último filme brasileiro a receber o Urso de Ouro foi Central do Brasil, de Walter Salles.

 

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo