- Gênero: Comédia, Policial
- Direção: Catherine Hardwicke
- Roteiro: Amanda Sthers, J. Michael Feldman, Debbie Jhoon
- Elenco: Toni Collette, Monica Bellucci, Sophia Nomvete, Francesco Mastroianni, Alfonso Perugini, Eduardo Scarpetta, Tim Daish, Tommy Rodger, Alessandro Bressanelo
- Duração: 96 minutos
-
Veja online:
Sabem um daqueles projetos que tinham tudo de mais promissor pela união de tema e envolvidos? Mafia Mamma – De Repente Criminosa se encaixaria nesse escaninho com alguma sobra. Não porque falamos do melhor diretor, com o melhor roteiro e o elenco dos sonhos envolvidos, mas com elementos particulares de cada um desses campos. A soma desses fatores soava potencialmente interessantes, capazes de abrigar uma diversão com alguma inteligência, dedicada a um público adulto sem parecer idiotizante. O resultado, no entanto, destoa das expectativas ao manter o campo de ambição mais baixo do que o imaginado, e oferecer em retorno algo bem abaixo do que poderia ter sido apresentado.
Bem mais modesto do que poderíamos supor, Mafia Mamma – De Repente Criminosa é uma comédia que, sim, é destinada a um público adulto, mas que não compreende o seu espectador como um dia o fizeram coisas como Tootsie ou Uma Secretária de Futuro. Ok, esqueçam o nível elevado dos filmes de Sydney Pollack e Mike Nichols e foquem no tratamento dado a uma espécie de subestimação ao amadurecimento de um público que, cada vez mais, exige menos. Mas o que vem antes, a preguiça coletiva da indústria ou essa infantilidade dos adultos? Parecem ambos se encontrar nessa busca ininterrupta por espécimes cada vez menos arriscados, e que encontram uma ideia inspirada como essa, e a resumem até se tornar inofensiva.
O filme poderia ser uma alternativa a paródias adultas de filmes sobre a máfia de impacto diluído, como Um Novato na Máfia ou Mickey Olhos Azuis, mas acaba se saindo com as mesmas características que os outros. Os filmes passam a abraçar uma doçura que conversa pouco com seu pano de fundo, e por isso me confundo. Talvez aqui tenhamos um contato com a violência de maneira mais explícita, o que leva o filme para um lugar de interesse genuíno – afinal, Hollywood praticamente vem abolindo o uso da fatalidade de maneira frontal. Mafia Mamma não sofre com esse tipo de imaturidade do mercado; o filme é ciente de sua destemperança e age de maneira apropriada com a mesma. Esse é o momento onde o título apresenta maturidade e independência, ao apostar não apenas no definitivo, como principalmente em como mostrar isso, o que aqui significa riqueza de detalhes quando possível e uso do sangue de maneira generosa.
Catherine Hardwicke, diretora do bonito Aos Treze, caiu em desgraça ao dirigir o primeiro Crepúsculo e desde então vêm se esforçando ao máximo em diferenciar sua carreira, conseguir oportunidades que a tragam de volta ao status de outrora, e que demonstre o talento que ela já apresentou. Ainda não será em Mafia Mamma – De Repente Criminosa que veremos essa recuperação completa, mas é louvável observar o quão diversificada vai se tornando sua carreira, ainda que falte personalidade, muitas vezes. Mesmo aqui, o que presenciamos é uma comédia que lida melhor com a violência que com o sexo, debruçada em uma atriz que eleva cada frase que sai de sua boca, e muitas vezes eleva o material que o elenco recebeu.
Toni Collette, que tinha trabalhado com Hardwicke em Já Estou com Saudades, é âncora onde o filme se apoia. De dentro da atriz parecem existir muitas formas de defender uma ideia, mas ela sempre encontra a mais especial e adequada para existir. Mafia Mamma – De Repente Criminosa explora poucos os conflitos gerados, todas as decisões são tomadas por uma conveniência e a rapidez de quem precisa de mais espaço no circuito. Mesmo assim, ter a sua disposição alguém do nível da indicada ao Oscar por O Sexto Sentido melhora muito o quadro final; com o melhor timing possível, dominando os códigos de interpretação dessa mulher específica, a atriz sai de uma zona de conforto na direção da comédia mais aberta. O que deve tranquilizar é o fato de que Collette praticamente domina todas as áreas onde se envolve.
Um grande momento
Mulher solteira procura…