([REC] 2, ESP, 2009)
Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza
Elenco: Jonathan Mellor, Manuela Velasco, Óscar Zafra, Ariel Casas, Alejandro Casaseca, Pablo Rosso, Pau Poch, Juli Fàbregas, Ferran Terraza, Claudia Silva
Roteiro: Jaume Balagueró, Manu Díez, Paco Plaza
Duração: 85 min.
Nota: 2
Com o sucesso e o retorno financeiro que vieram em seguida uma sequência começou a ser anunciada e junto com a empolgação dos produtores vieram as dúvidas de que alguma coisa boa poderia sair de uma continuação da história.
O filme que chega agora aos cinemas mostra uma equipe da SWAT entrando no edifício poucos minutos depois da quarentena determinada acompanhados de um especialista do ministério da saúde.
Primeiro o público é apresentado às novas tecnologias do filme. Cada um dos policiais de elite testam suas potentes câmeras fixadas nos capacetes e suas parafernálias para iluminação.
Nada que comprometa muito a história, até por que os primeiros minutos dentro do edifício são eficientes e, não só retornam à angústia causada pelo original, como são ainda piores, uma vez que as lembranças do filme anterior ainda estão ali.
Mas, nesse caso, a regra se confirma e o que é bom dura pouco. Muito pouco. A partir do momento que descobrimos a função do perito da saúde, vê-se uma sucessão de erros e equívocos.
O mais grave deles é retirar do espectador toda e qualquer possibilidade de criar, imaginar ou desenvolver a sua própria história. Tudo é exaustivamente explicado e mostrado e, pior, se apoiando em uma trama tão batida e banal que fica difícil manter a vontade de assistir.
A nacionalidade do perito, as possíveis “cobaias”, o sangue, a geladeira no sótão e o trio de adolescentes são só alguns exemplos dos caminhos errados que o filme decide tomar.
As atuações que não comprometeram no filme anterior – pode-se dizer até que Manuela Velasco surpreendeu – também ficaram para trás.
Sem nada para fazer valer o novo filme, fica a sensação de que o principal objetivo do projeto era mesmo ganhar dinheiro fácil, o que vai acontecer. E, como tudo ainda pode piorar, o gancho para o terceiro título está lá.
Jaume Balagueró e Paco Plaza poderiam ter usado a criatividade e o dinheiro ganho para fazer algo muito melhor do que isso.
Um Grande Momento
Os primeiros minutos dentro do prédio.
Links
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GmRDopXSGAs[/youtube]
O pior filme do ano passado … sem duvida
Vergonhoso até dizer chega. Só de ver zumbi sendo morto com bombinha de são joão é vergonha alheia.
Até Quarentena é mais coerente do que esse filme … FAIL
Abraços!