Notícias

Academia celebra mulheres do cinema em evento com a Chanel

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, em parceria com a Chanel, realizou ontem (4), em Los Angeles, encontro que reuniu mulheres de diferentes áreas do cinema para celebrar o Academy Gold Fellowship for Women, programa voltado ao apoio de novas cineastas.

O almoço aconteceu no Academy Museum of Motion Pictures e contou com a presença de representantes da Academia e nomes de destaque da indústria, como Debbie Allen, Patricia Cardoso, Ruth E. Carter, Kerry Condon, Felicity Jones, Laura Karpman, Riley Keough, Julia Louis-Dreyfus, Sarah Paulson, Tessa Thompson e Diane Warren. Entre as anfitriãs, estiveram a presidente da Academia, Lynette Howell Taylor, e a figurinista Ruth E. Carter, responsável por anunciar as vencedoras da edição: Alina Simone, dos Estados Unidos, e Marlén Viñayo, de El Salvador. A atriz, diretora e produtora Kristen Stewart apresentou o evento.

Simone é uma jornalista e cineasta ucraniana radicada nos Estados Unidos. Seu primeiro longa documental, Black Snow (2024), produzido por Erin Brockovich, estreou no festival CPH:DOX e percorreu mais de 20 festivais internacionais, conquistando prêmios como o Cinema Eye Honors Spotlight Award e o Sustainable Future Award do Festival de Sydney. O filme será exibido pela PBS como parte da temporada 2025-2026 da série POV. Além do cinema, Simone é colaboradora de veículos como The New York Times, The Guardian e The Atlantic.

A salvadorenha Marlén Viñayo, radicada desde 2013 em El Salvador, é diretora e roteirista premiada. Fundadora da produtora La Jaula Abierta Films, se destacou com o longa Cachada (2019) e o curta Imperdonable (2020), exibidos em mais de 150 festivais, entre eles SXSW, IDFA, Hot Docs, Slamdance e Telluride. Viñayo foi eleita cineasta ibero-americana do ano pelo POY Latam e recebeu o Prêmio Gabo em 2021. Ela também foi indicada ao Prêmio IDA em 2020 e ao Emmy em 2019.

O Academy Gold Fellowship for Women é um programa de um ano que oferece mentoria personalizada e oportunidades de networking para cineastas mulheres em ascensão, com duas bolsas concedidas anualmente: uma para uma realizadora dos Estados Unidos e outra para uma cineasta de fora do país. A parceria com a Chanel reafirma o compromisso histórico da marca com a valorização de mulheres nas artes. Algo que vem desde a fundação da maison, quando Gabrielle Chanel colaborava com grandes cineastas de sua época. A parceria com a Academia dá continuidade a essa herança, apoiando mulheres que constroem novas narrativas no audiovisual.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis em oscars.org.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
Mais novo
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver comentário
Eduardo
Eduardo
07/11/2025 13:12

Q cara foda!

Botão Voltar ao topo