Notícias

Wagner Moura é eleito o melhor ator do ano pela crítica de NY

A New York Film Critics Circle (NYFCC) anunciou os vencedores da sua edição 2025 e o cinema brasileiro apareceu como um dos destaques da noite. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, venceu como Melhor Filme Internacional, enquanto Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator, tornando-se o primeiro artista latino a conquistar a categoria desde a criação do grupo em 1935.

O coletivo nova-iorquino também premiou Uma Batalha Após a Outra como Melhor Filme. A direção ficou com Jafar Panahi por Foi Apenas um Acidente, e o roteiro com Josh Safdie e Ronald Bronstein por Marty Supreme. O prêmio de Melhor Documentário foi para My Undesirable Friends: Part I – Last Air in Moscow. Essas e outras escolhas demonstram um equilíbrio entre assinatura e política, mantendo a tradição do grupo de valorizar obras que tensionam forma e contexto.

Criado em Nova York e formado por críticos de jornais, revistas e veículos digitais da cidade, o NYFCC é um dos colegiados mais antigos e influentes dos Estados Unidos. Abrindo a temporada dos prêmios de crítica, suas escolhas costumam antecipar movimentos da corrida, além de ampliar a visibilidade dos filmes no início do ciclo.

A vitória dupla de O Agente Secreto reforça a crescente presença do filme no circuito estadunidense e internacional, favorecendo sua trajetória rumo ao Oscar 2026. Representante oficial do Brasil na disputa por uma vaga em Melhor Filme Internacional, o longa já circula com força entre votantes, enquanto o nome de Wagner Moura ganha consistência na formação dos cinco indicados a Melhor Ator. A distribuidora Neon também trabalha pela presença do filme em outras categorias.

Confira a lista completa de vencedores:

Melhor Filme
Uma Batalha Após a Outra

Melhor Diretor
Jafar Panahi, por Foi Apenas um Acidente

Melhor Ator
Wagner Moura, por O Agente Secreto

Melhor Atriz
Rose Byrne, por Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria

Melhor Ator Coadjuvante
Benicio Del Toro, por Uma Batalha Após a Outra

Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Madigan, por A Hora do Mal

Melhor Roteiro
Marty Supreme, de Josh Safdie e Ronald Bronstein

Melhor Filme de Animação
Guerreiras do K-Pop

Melhor Fotografia
Pecadores, de Autumn Durald Arkapaw

Melhor Filme de Não Ficção
My Undesirable Friends: Part I – Last Air in Moscow

Melhor Primeiro Filme
Eephus

Melhor Filme Internacional
O Agente Secreto

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais novo
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo