- Gênero: Comédia
- Criador: Leslye Headland, Natasha Lyonne, Amy Poehler
- Elenco: Natasha Lyonne, Charlie Barnett, Sharlto Copley, Elizabeth Ashley
- Temporadas: 1
- Duração: 30 minutos
-
Veja online:
A partir de ideias da Teoria da Relatividade e da Quântica, chegou-se a um conceito de existência de inúmeros Universos que combinam todas as combinações possíveis: o chamado Multiverso. Imagine se ver preso em um dia de sua vida que se repete e te faz vagar por tais combinações! Boneca Russa, disponível na Netflix, brinca com isso e entrega reflexões e humor.
Uma mulher de Nova York morre em sua festa de aniversário de 36 anos e se depara com o retorno no mesmo dia para morrer de novo. Entre tentativas de sobreviver e buscar uma explicação que possa ajudá-la a entender o que está acontecendo, ela se vê presa em um ciclo surreal que lhe apresenta todo um novo acontecimento baseado em uma variação que se apresenta como pista ou é provocada pela protagonista.
A mulher é Nadya Vulvokov (Natasha Lyonne), sarcástica e conflituosa gera uma série de sentimentos em nossa relação com ela e sua saga, além de ser cheia de defeitos e mágoa que longo do tempo vão sendo apresentados e ressignificados, nos forçando a uma conexão diferente. Seu senso de humor e sua forma como encara seus desafios é com certeza o que garante o sucesso da série.
A complexidade dos demais personagens de Boneca Russa também prende e bagunça a cabeça, como Alan (Charlie Barnett) que também está preso no loop no dia que a namorada de muitos anos decide terminar com ele. Extremamente organizado e meticuloso, entra em conflito com suas inseguranças e dificuldades de relacionamento para lidar com as combinações.
O multiverso extrapola a física de Stephen Hawking e é usado para explicar como o universo se ajusta à vida consciente conforme nós vamos vivendo e experimentando. Isso permite algumas reflexões existenciais bastante genuínas trazidas na série, conduzindo os desavisados para lugares que há tempos não eram acessados, e para os acostumados com os questionamentos que qualquer ciclo fatalista nos apresenta, boas risadas inescrupulosas.
Permita que suas camadas sejam desmontadas e expostas em um constante nó na cabeça que apenas Boneca Russa ousou fazer e conseguiu realizar. Maravilhosa para maratonar e resolver um monte de coisa que merece virar riso ou assunto na terapia, daquelas séries que na introspecção o resultado sai melhor e que cabe algumas doses de coragem para seguir.
Melhor Episódio
T01E08 – Ariadne