O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários renovou, pelo segundo ano consecutivo a parceria com o Festival de Cannes na organização da seção dedicada à indústria audiovisual não-ficcional do tradicional Mercado do Filme do evento francês. O Marché du Film 2021 acontece de 6 a 15 de julho de forma híbrida, com ações on-line e um estande especial do Cannes Docs no Palácio do Festival. Filmes e projetos serão exibidos em salas de projeção e na internet, assim como workshops e debates.
No próximo dia 7, às 12h, o É Tudo Verdade apresenta Doc Talk “Documenting Amazon: A Dialogue With Jorge Bodanzky e João Moreira Salles” (Documentando a Amazônia: Uma Diálogo com Jorge Bodanzky e João Moreira Salles). Realizado em inglês, o debate será mediado por Amir Labaki, diretor-fundador do ETV, e pela jornalista Daniela Chiaretti, repórter especial de meio-ambiente do Valor Econômico. A mesa on-line poderá ser acompanhada gratuitamente ao vivo pelo YouTube do É Tudo Verdade e pelo site do Marché du Film do Festival de Cannes, para profissionais credenciados.
“Trata-se de uma honra renovada estar o É Tudo Verdade novamente entre os festivais parceiros do Mercado do Filme do Festival de Cannes na organização do Cannes Docs”, afirma Amir Labaki. “O privilégio se multiplica com a organização de um Doc Talk sobre os desafios de documentar a Amazônia, num dos momentos mais críticos da região, com convidados tão especiais como Jorge Bodanzky, João Moreira Salles e Daniela Chiaretti”.
Devido à restrição de viagens para brasileiros para a Europa dada a gravidade da pandemia no país, a representação do É Tudo Verdade em Cannes Docs acontecerá de forma remota. O festival tem como delegados credenciados o diretor-fundador Amir Labaki, a produtora executiva Mônica Guimarães, e dois membros do comitê de seleção, Anna Glogowski e Luis Felipe Labaki.