Crítica | FestivalFestival do Rio

Carvão Negro

(Bay Ri Yab Huo,CHN/HKG, 2014)

Suspense
Direção: Diao Yi’nan
Elenco: Liao Fan, Gwei Lun Mei, Wang Xuebing, Wang Jingchun, Yu Ailei, Ni Jingyang
Roteiro: Diao Yi’nan
Duração: 106 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Carvão Negro é um filme que sabe se aproveitar dos contrastes. No começo, o negro do carvão e depois, a branca neve que ocupa todo o local. É nesse clima dúbio e gelado, com personagens igualmente frios, que o novo drama de Diao Yi’nan se desenvolve.

Em 1999, várias partes do corpo de um homem são encontradas em esteiras de distribuição de carvão. Devastado pelo recente divórcio, Zhang Zili é um dos policiais responsáveis pela investigação. Em um confronto com possíveis suspeitos, ele é baleado e acaba afastado da polícia.

Apoie o Cenas

Cinco anos depois, trabalhando como segurança em uma fábrica, ele não vê mais muito sentido na vida. Até que um novo crime com as mesmas características acontece e ele toma conhecimento de que todas as vítimas estão ligadas a uma mesma mulher. Vendo aí uma possibilidade de resolver a falta de sentido na vida, ele passa a ajudar nas investigações.

Ganhador do Urso de Ouro em Berlim, há muita coisa interessante no filme. A forma como Yi’nan lida com a falta de perspectiva de seu protagonista e, ao mesmo tempo, estabelece o suspense, fazendo que as duas coisas interajam de forma muito natural entre si.

Como era de se esperar, sendo um bom exemplar do cinema de Hong Kong, entre perseguições, tiros e descobertas, há cenas maravilhosas. Impossível não se render ao cuidado visual e à inspiração da fotografia de Jinsong Dong em cenas como a da patinação no gelo, por exemplo.

Juntando a isso um roteiro bem amarrado e um elenco bastante equilibrado, Carvão Negro mantém o espectador envolvido durante todo o tempo. Há algumas cenas histéricas meio deslocadas e é certo que o diretor perde a hora de acabar, mas vale tanto a pena até chegar a esse ponto, que isso deixa de ser um problema.

Um bom filme, que merece ser conhecido.

Um Grande Momento:
Saindo da pista de gelo.

Carvao-Negro_poster

Links

IMDb [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aLG4s7WaGQQ[/youtube]

[Festival do Rio 2014]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo