Notícias

Cine Brasília pode fechar por atraso em repasses do GDF

O Cine Brasília, último cinema de rua do Distrito Federal e um dos mais importantes espaços de exibição cinematográfica do país, pode interromper suas atividades em razão do atraso nos repasses do Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo a administração do equipamento cultural, a parcela semestral prevista para 23 de maio ainda não havia sido paga até a última quinta-feira (2), comprometendo o pagamento de funcionários e fornecedores e colocando em risco o funcionamento da sala.

De acordo com os gestores, a falta de recursos já afeta a operação cotidiana do cinema. A situação preocupa o setor audiovisual e reacende o debate sobre a sustentabilidade de equipamentos culturais que dependem de recursos públicos para manter suas atividades.

Inaugurado em 1960 como parte do projeto urbanístico de Brasília concebido por Oscar Niemeyer, o Cine Brasília é um dos símbolos culturais da capital federal. Além de abrigar o tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o espaço se consolidou ao longo das décadas como referência na exibição de filmes brasileiros, na formação de público e na promoção de atividades ligadas ao audiovisual.

Em nota enviada à imprensa, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) reconheceu o atraso e informou que o processo de pagamento está em tramitação. A pasta afirmou ainda que acompanha permanentemente a execução da parceria responsável pela gestão do cinema e mantém diálogo com as áreas competentes para assegurar a regularidade dos procedimentos administrativos e financeiros necessários ao funcionamento do equipamento.

Posição da Abraccine

Diante da situação, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) divulgou uma nota pública manifestando preocupação com o risco de paralisação. A entidade destacou a importância histórica e cultural do Cine Brasília e afirmou que uma eventual interrupção das atividades representaria uma perda que ultrapassa os limites do Distrito Federal.

“A possibilidade de interrupção de suas atividades representa uma perda que ultrapassa os limites da capital federal. Trata-se de uma ameaça a um patrimônio cultural que pertence a toda a sociedade brasileira”, afirma a nota.

A Abraccine também se solidarizou com os profissionais afetados pela situação e defendeu uma solução rápida para garantir a continuidade das atividades do espaço. Para a entidade, a preservação do Cine Brasília está diretamente ligada à defesa da memória, da formação de público, da preservação audiovisual e do futuro do cinema brasileiro.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais novo
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo