(Comeback, BRA, 2016)
Gênero
Direção: Erico Rassi
Elenco: Nelson Xavier, Wellington Abreu, João Antônio, Marcos de Andrade, Eucir de Souza, Salma Jô, Gê Martu, Cláudia Nunes, Everaldo Pontes, Reginaldo Saddi, Sergio Sartorio, Henrique Taubaté
Roteiro: Erico Rassi
Duração: 89 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

Ator de uma vasta filmografia, Nelson Xavier faleceu em maio de 2017. Seu último trabalho, Comeback: Um Matador Nunca se Aposenta, apresentado no Festival de Cinema do Rio em 2016 e que lhe rendeu o prêmio de melhor ator, está agora em cartaz nos cinemas brasileiros.

Estreando na direção de longas-metragens, Erico Rassi, que também assina o roteiro, faz de Comeback um filme com referências ao gênero faroeste. A história foi filmada na região central do Brasil, em Anápolis, e tem em Amador um ex-matador de aluguel, fora-da-lei, cansado de viver à sombra de um companheiro de profissão e que reage de forma violenta aos acontecimentos da sua vida.

O pistoleiro aposentado vive amargurado no ostracismo e sofre com esse reconhecimento que nunca teve. Ele coleciona recortes de jornais dos assassinatos que supostamente cometeu e passa a sentir vontade de retomar às atividades quando uma equipe de cinema o procura.

Para viver o papel de Amador, a escolha de Nelson Xavier foi a mais acertada possível. Mesmo sendo econômico nas palavras e gestos, o ator transmite toda a frieza do personagem e ainda consegue fazer do pistoleiro um tipo carismático, apesar de toda a desumanidade dos seus atos.

A narrativa de Comeback é lenta, em alguns momentos é arrastada demais, o que deixa o filme cansativo. O roteiro traz alguns problemas de aprofundamento de personagens e falta de clareza no surgimento de outros. Mesmo com essas falhas, o filme traz momentos interessantes, como a forma em que foi filmada uma das cenas de chacina.

Não é somente a atuação de Nelson Xavier que se destaca em Comeback, a trilha sonora também tem papel fundamental ao pontuar a história em momentos importantes. Os boleros na voz de Altemar Dutra e as composições dos irmãos Guilherme e Gustavo Garbato são imprescindíveis para dar o clima nostálgico do filme.

Apesar de alguns tropeços, Comeback é um filme sensível, que não deixa de tocar em temas relevantes como velhice, ostracismo e solidão. Em seu último personagem, Nelson Xavier sai de cena mostrando, mais uma vez, a elegância e talento de um dos maiores atores brasileiros.

Um Grande Momento:
Chacina.

Links

No IMDb Trailer