Notícias

Documentário paranaense é o grande vencedor da Mostra Tiradentes 2024

O filme paranaense Lista de Desejos para Superagüi, de Pedro Giongo, foi o vencedor de melhor longa-metragem da Mostra Aurora na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A cerimônia de encerramento, realizada na noite de 27/1 na cidade histórica mineira, revelou a escolha por um mergulho no cotidiano e na intimidade de pescadores de uma região litorânea do Paraná quase sempre vista apenas como espaço turístico, mas que sobrevive à base de uma pesca que hoje une essa ilha. Um momento da justificativa para o prêmio chamou a atenção: “sem ceder ao melodrama da comiseração, o filme mostra a ancestral violência brasileira contra os despossuídos”, e é bem sobre isso mesmo. 

O Troféu Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres, foi para Aquele que Viu o Abismo (SP), de Negro Léo e Gregorio Gananian. Na justificativa, o Júri Jovem, formado por estudantes, exaltou o fato de que o filme assume as texturas da fricção e da estranheza e “propulsiona sons e imagens de um mundo ainda não codificado; o trânsito do corpo, assim como os gestos de montagem, perturbam a continuidade dos espaços e tempos lineares”, e assim mais uma vez o júri jovem de Tiradentes demonstrou seu apreço pelo risco. 

Dentre os títulos da Mostra Foco, o Júri Oficial escolheu o curta-metragem Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (RJ), de Allan Ribeiro. Para os jurados, o curta “traz em seu método criativo íntimo e pessoal um filme que escapa à formatação dominante no cinema contemporâneo”. O mesmo título recebeu ainda o Prêmio Canal Brasil de Curtas no valor de R$ 15 mil.

Apoie o Cenas

Pela primeira vez a Mostra de Tiradentes contou com um júri especial formado pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), que teve a missão de escolher o melhor título da Mostra Autorias. O vencedor foi Estranho Caminho (CE), de Guto Parente, “pela maturidade de uma direção que prima ao experimentar na intersecção de subgêneros e propostas estéticas, pela tradução de um repertório robusto, atento a cenas e corporalidades contemporâneas que evidenciam a busca pelo afeto e pela reconstrução dos laços familiares diante do terror social e da possibilidade iminente do desaparecimento”.

Abaixo, a lista completa de vencedores da Mostra Tiradentes 2024:

WIP – CORTE FINAL – PRÊMIOS CTAV, THE END

Ausente (MG), de Ana Carolina Soares

WIP – CORTE FINAL – PRÊMIO O2 PÓS

Novembro (PE), de Milena Times

WIP – CORTE FINAL – PRÊMIO MÁLAGA WIP

Suçuarana (MG), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges

CURTA – PRÊMIO JÚRI POPULAR

Soneca e Jupa (MG), de Rodrigo R. Meireles

CURTA MOSTRA FOCO – PRÊMIO JÚRI OFICIAL

Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (RJ), de Allan Ribeiro

CURTA MOSTRA FOCO – PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS

Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (RJ), de Allan Ribeiro

LONGA MOSTRA AUTORIAS – PRÊMIO DO JÚRI DA CRÍTICA | ABRACCINE

Estranho Caminho (CE), de Guto Parente

LONGA MOSTRA OLHOS LIVRES – PRÊMIO CARLOS REICHENBACH | JÚRI JOVEM

Aquele que Viu o Abismo (SP), de Negro Léo e Gregório Gananian

LONGA MOSTRA AURORA – PRÊMIO JÚRI OFICIAL

Lista de Desejos para Superagüi (PR), de Pedro Giongo

MENÇÃO HONROSA- MOSTRA AURORA – PRÊMIO JÚRI OFICIAL

Maçãs no Escuro (SP), de Tiago A. Neves

DESTAQUE FEMININO – PRÊMIO HELENA IGNEZ – JÚRI OFICIAL

Kerexu Martim, diretora do filme Aguyjevete Araxi’I (SP)

LONGA – PRÊMIO JÚRI POPULAR

As Primeiras (SP), de Adriana Yañez

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo