Nova York e Lisboa passam por um momento cinéfilo especial. Nas três cidades acontecem as edições de 2009 dos festivais de Tribeca, IndieLisboa.
O filme escolhido para a abertura do evento foi Whatever Works, que marca a volta Woody Allen à sua locação favorita, Nova York.
O júri será composto pelos atores Uma Thurman, Meg Ryan, Whoopi Goldberg, Debra Messing, Melissa Leo e o diretor Todd Haynes.
Badalado como sempre, o festival traz muitas celebridades para a cidade e exibe grandes produções. Dois longas brasileiros fazem parte da seleção oficial: Garapa, de José Padilha, e a co-produção Brasil/Inglaterra Only When I Dance, de Beadie Finzi. Os curtas Kogi, de Paula Gaitán, e Quase Todo Dia, de Gandja Monteiro, também estão na programação.
A programação completa pode ser conferida aqui.
Em sua sexta edição, o festival de filme independente de Lisboa é uma das grandes vitrines do cinema laternativo europeu. A cerimônia de abertura aconteceu no último dia 23 de maio e o encerramento está marcado também para o dia 03 de maio.
O Júri Internacional de Longa-Metragem composto por Christophe Terhechte (diretor do Festival de Berlim e crítico), Marco Müller (diretor do Festival de Veneza), Inês de Medeiros (atriz), Rabah Ameur-Zaïmeche (cineasta e produtor), Raymond Walravens (administrador e comissário da Rialto).
Entre os filmes selecionados estão várias produções do mundo todo. Entre elas os documentários brasileiros O Homem que Engarrafava Nuvem, de Lírio Ferreira, e Crítico, de Kleber Mendonça Filho. A co-produção Chile-Brasil Tony Manero, de Pablo Larrain, também foi selecionada.
A programação pode ser conferida no site oficial do evento.
Rui Pereira pelo convite e a Casey Sanders pelo Franklin Pass.