Filmes sobre jornalismo nos streamings

O jornalismo é uma profissão que está sempre sendo retratada no cinema. Sejam magnatas das comunicações, repórteres investigativos, de guerra ou mesmo aqueles que escrevem colunas divertidas para magazines, não faltam redações nas telonas.

Nos filmes, conhecemos algumas rotinas, figuras emblemáticas e muita história é criada tendo apenas como pano de fundo aquele ambiente. Porém, há muitas histórias reais ganham as suas versões. Sejam investigações de crimes ou personalidades da própria imprensa, já se falou de tudo um pouco.

Aqui você encontra uma listinha de alguns desses filmes que estão disponíveis no streaming.

RKO Radio Pictures

Cidadão Kane, de Orson Welles (1941) – HBO Max, Belas Artes à La Carte, Oldflix
(Ganhador do Oscar de melhor roteiro original. Indicado aos Oscars de melhor filme, melhor direção, melhor montagem, melhor fotografia em preto e branco, melhor direção de arte em preto e branco, melhor som, melhor trilha sonora, melhor ator para Orson Welles)

Baseado na vida de William Randolph Hearst, Citizen Kane conta a história de Charles Foster Kane (Orson Welles), um menino pobre que acaba se tornando um magnata da imprensa e um dos homens mais ricos e influentes do mundo. O longa acompanha a investigação jornalística para descobrir o significado da última palavra dita por Kane antes de morrer, Rosebud.

Paramount Pictures

A Montanha dos Sete Abutres, de Billy Wilder (1951) – Belas Artes à La Carte
(Indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado)

Chuck Tatum (Kirk Douglas) é um jornalista falido, que depois de percebe em um resgate complicado a oportunidade de realizar o furo de sua carreira. Ele atrai a atenção de todos e faz tudo o que pode para que a notícia seja publicada na primeira página nos jornais do país.

Warner Bros. Pictures

Todos os Homens do Presidente (1976), de Alan J. Pakula – HBO Max e Looke
(Ganhador dos Oscars de melhor roteiro adaptado, melhor ator coadjuvante para Jason Robards, melhor direção de arte e cenografia e melhor som. Indicado aos Oscars de melhor filme, melhor direção, melhor montagem e melhor atriz coadjuvante para Jane Alexander)

Baseado numa história real, o longa é sobre a dupla de jornalistas Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), que investiga o escândalo de Watergate para o jornal Washington Post. Eles descobrem a rede de espionagem e lavagem de dinheiro que leva o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, a renunciar.

DreamWorks Pictures/Columbia Pictures

Quase Famosos (2000), de Cameron Crowe – Star+
(Ganhador do Oscar de melhor roteiro original. Indicado aos Oscars de melhor montagem, melhor atriz coadjuvante para Kate Hudson e melhor atriz coadjuvante para Frances McDormand)

Na década de 1970, o aspirante a jornalista William Miller (Patrick Fugit) tem a chance de acompanhar a turnê da banda de rock Stillwater para fazer matérias para a revista Rolling Stone, mesmo com toda a preocupação de sua mãe.

Paramount Pictures

Como Perder um Homem em 10 Dias (2003), de Donald Petrie – Paramount+, HBO Max, Telecine

Para fazer mais uma de suas colunas para a revista onde trabalha, a jornalista Andie (Katie Hudson) precisa transformar a vida do publicitário Ben (Matthew McConaughey) em um inferno, forçando-o a terminar o relacionamento com ela em apenas 10 dias, mas tem outros planos.

United Artists

Capote (2006), de Bennett Miller – Prime Video
(Ganhador do Oscar de melhor ator para Philip Seymour Hoffman)

O famoso romancista Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) decide cobrir o assassinato de uma família do Kansas e viaja até o local acompanhado da também escritora Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga de infância. 

Columbia Pictures

Millennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, de David Fincher (2011) – Prime Video
(Ganhador do Oscar de melhor montagem)

Nesta adaptação do romance de Stieg Larsson e refilmagem do longa sueco, o jornalista investigativo Mikael Blomkvist (Daniel Craig) se une a hacker Lisbeth Salander (Rooney Mara) para desvendar o desaparecimento de uma jovem há 36 anos.

Open Road Films

O Abutre, de Dan Gilroy (2014) – HBO Max
(Indicado ao Oscar de melhor roteiro original)

Desempregado, Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide mergulhar no jornalismo criminal e começa a registrar crimes e acidentes chocantes, às vezes até indo além disso, para vender as pautas a vários veículos.

Sony Pictures

Spotlight: Segredos Revelados, de Tom McCarthy (2015) – Star+
(Ganhador dos Oscars de melhor filme e melhor roteiro. Indicado aos Oscars de melhor direção, melhor roteiro original, melhor ator coadjuvante para Mark Ruffalo e melhor atriz coadjuvante para Rachel McAdams)

Um grupo de jornalistas interpretados por Michael Keaton, Liev Schreiber, Brian d’Arcy James, Mark Ruffalo, John Slattery e Rachel McAdams investiga o abuso de crianças por padres católicos e o acobertamento dos crimes pela Igreja.

Searchlight Pictures

A História Verdadeira, de Rupert Goold (2015) – Prime Video, Star+

Depois de perder seu emprego por uma matéria não comprovada no New York Times Michael Finkel (Jonah Hill) descobre que sua identidade foi roubada por um homem chamado Christian Longo (James Franco), acusado de assassinar sua família.

Stage 6 Films

Special Correspondents, de Ricky Gervais (2016) – Netflix

O radiojornalista Frank Bonneville (Eric Bana) e seu técnico Ian Finch (Ricky Gervais) decidem simular o seu sequestro em meio a uma rebelião em um país na América do Sul que eles na verdade nunca foram cobrir, mas as coisas acabam indo longe demais.

Lionsgate

O Escândalo, de Jay Roach (2019) – Telecine
(Ganhador do Oscar de melhor maquiagem e penteado. Indicado aos Oscars de melhor atriz para Charlize Theron e melhor atriz coadjuvante para Margot Robbie)

Um grupo de mulheres, liderado pelas jornalistas Megyn Kelly (Charlize Theron) e Gretchen Carlson (Nicole Kidman) denuncia os assédios sexuais ocorridos na empresa de mídia norte-americana Fox News, levando à queda do magnata das telecomunicações e antigo CEO da empresa Roger Ailes (John Lithgow).

Cinéart

Holy Spider, de Ali Abbasi (2022) – Mubi

Baseado em uma história real, o longa ganhador do prêmio de melhor atriz em Cannes acompanha Rahimi (Zar Amir-Ebrahimi), uma jornalista que enfrenta o descrédito e o preconceito para investigar um assassino em série que assombra as ruas de uma pequena cidade iraniana matando prostitutas.

20th Century Studios

O Estrangulador de Boston, de Matt Ruskin (2023) – Star+

A repórter Loretta McLaughlin (Keira Knightley) assume a cobertura do caso de um serial killer que mata suas vítimas estrangulando-as com meias de seda após ser a primeira a perceber o padrão nos assassinatos.

Sair da versão mobile