Notícias

49ª Mostra de SP recebe Jafar Panahi

O cineasta iraniano Jafar Panahi acaba de chegar a São Paulo para participar da 49ª Mostra Internacional de Cinema, onde apresenta seu novo filme, Foi Apenas um Acidente, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2025. A presença do diretor é um dos momentos mais aguardados do evento, que o homenageia nesta edição com o Prêmio Humanidade, reconhecimento concedido a artistas cuja obra reafirma o compromisso com a liberdade de expressão e os direitos humanos.

Desde O Balão Branco (1995), a Mostra acompanha a trajetória de Panahi, considerado um dos nomes mais importantes da história do cinema iraniano. Em São Paulo, ele participará das três exibições de seu novo longa, marcadas para os dias 27, 28 e 29 de outubro, e estará presente em uma conversa com a diretora da Mostra, Renata de Almeida, logo após a sessão do dia 27, às 18h30, na Sala Petrobras na Mostra, instalada na Cinemateca Brasileira.

Distribuído no Brasil pela MUBI e Imovision, Foi Apenas um Acidente parte de um evento cotidiano para desencadear uma trama de consequências crescentes, marcada pela observação aguda e pelo olhar humanista que atravessa toda a obra do cineasta.

Um mestre do cinema iraniano

Panahi iniciou sua carreira como assistente de Abbas Kiarostami em Através das Oliveiras (1994), vencedor do prêmio da crítica na 18ª Mostra. Logo depois, estreou na direção com O Balão Branco, premiado em Cannes e exibido na 19ª Mostra. Vieram em seguida títulos essenciais como O Espelho (1997), vencedor do Festival de Locarno; O Círculo (2000), ganhador do Leão de Ouro em Veneza; Ouro Carmim (2003), premiado em Cannes; e Fora do Jogo (2006), Urso de Prata em Berlim.

Em 2010, o cineasta foi condenado a seis anos de prisão e proibido de filmar ou deixar o Irã por 20 anos. Mesmo sob restrição, continuou criando, muitas vezes filmando em segredo, e assinou obras como Isto Não É um Filme (2011), Cortinas Fechadas (2013), Táxi Teerã (2015), 3 Faces (2018) e Sem Ursos (2022), títulos que lhe renderam prêmios em Cannes, Berlim e Veneza.

Libertado em 2023, após uma greve de fome que mobilizou a comunidade cinematográfica internacional, Panahi retorna agora à Mostra, que já havia lhe concedido o Prêmio Leon Cakoff em 2018.

Sessões de Foi Apenas um Acidente
27 de outubro (segunda-feira), 18h30 – Sala Petrobras na Mostra, Cinemateca Brasileira
28 de outubro (terça-feira), 17h15 – Cultura Artística
29 de outubro (quarta-feira), 20h40 – Reserva Cultural – Sala 1

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais novo
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo