Estão abertas as inscrições para as oficinas e master classes da 19ª Goiânia Mostra Curtas. Processo criativo, coprodução internacional, direção de fotografia e de séries são os temas abordados. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever até 17 de setembro pelo site do festival.
As atividades fazem parte da programação da Feira Audiovisual, que acontece dentro do festival e tem como objetivo fomentar o mercado com profissionalização, incentivo à capacitação e discussões sobre o setor. A programação vai de 9 a 12 de outubro na Vila Cultural Cora Coralina.
A oficina “A luz e a composição dos quadros na imagem em movimento” será ministrada pela diretora de fotografia Heloisa Passos. Ela abordará os princípios básicos da direção de fotografia: luz, enquadramento e movimento de câmera. O objetivo é mostrar como pensar a direção de fotografia em todos estágios de um filme de longa-metragem, passando pela leitura do roteiro, pré-produção, filmagem e pós-produção.
O diretor e roteirista Fernando Coimbra ministra a oficina “direção de séries de TV”, onde discute os processos de realização das séries O homem da sua vida (HBO), Narcos (Netflix), Outcast (FOX), Dilema (Netflix) e Terrores Urbanos (Record e Warner Channel),. O trabalho de colaboração com os produtores e showrunners; as diferenças na colaboração com atores e equipe técnica em relação a produção de um longa-metragem; e as diferenças entre a produção de séries no Brasil e nos Estados Unidos também serão abordados no curso.
As master classes trarão a produtora Rachel Ellis, que falará sobre os mecanismos e processos de coprodução internacional, e o diretor Gabriel Mascaro, com o tema “Pesquisa e Processo”, onde discute estratégias de realização e o processo criativo a partir de experiências e estudo de caso. Os dois trabalharam juntos em várias produções de destaque no cinema brasileiro, como Doméstica, Ventos de Agosto, Boi Neon e o recentemente lançado Divino Amor.
A diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, enfatiza que a internacionalização de filmes, seja nos trabalhos de coprodução ou busca por fomentos internacionais, é uma saída para o mercado audiovisual brasileiro. Sendo assim, as oficinas e master classes da Feira Audiovisual reforçam esse entendimento de encontrar meios de viabilizar projetos e produções de forma diferenciada.
“A escolha de convidados foi pensada para que os participantes conheçam e explorem um formato de produção com parcerias dentro e fora do Brasil. São diretores, produtores e cineastas capacitados e especializados, que trabalham tanto em áreas técnicas quanto criativas e buscam parcerias não só em fomentos locais, mas também fora do País”, ressalta a diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.
As vagas para as oficinas e master classes são limitadas. Após a divulgação dos selecionados, taxa de validação da inscrição é de R$ 30 para oficinas e R$ 20 para master classes. Mais informações no site do evento.
O Festival
A 19ª Goiânia Mostra Curtas acontece de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia e conta com mostras competitivas e não-competitiva de filmes, e eventos que fazem parte da Feira Audiovisual, como oficinas e master classes, debate, encontro com realizadores e animadores, laboratório de roteiros audiovisuais e painéis.
O festival, realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, Agência Nacional do Cinema – Ancine, Caixa e Governo Federal; e apoio da Unimed, Sesi GO, Sebrae GO, Fecomércio GO e Sesc.