Notícias

Ivo Raposo e Cinema Centímetro no Lost+Found

O episódio da série Lost+Foud do Canal Curta! do próximo dia 11 de maio conta a história do cinéfilo Ivo Raposo. Apaixonado por cinema, ele recriou o saudoso Cine Metro Tijuca do Rio de Janeiro na cidade de Conservatória, no interior do estado, ao montar o Cinema Centímetro. Para isso, ele comprou várias peças antigas da rede que foi extinta. “Eu corri atrás desse material para resgatar a memória do Metro, porque eu o vi sendo demolido e não me conformei com aquilo”, comenta.

O Cinema Centímetro conta com poltronas e lustres originais, entre outros bens, reproduzindo o Metro com riqueza de detalhes. Além do projeto arquitetônico, o funcionamento segue os padrões da época: ao iniciar a sessão, o gongo é tocado três vezes; a luz apagada e, em seguida, lentamente, a cortina é aberta e uma vinheta da MGM com o leão rugindo indica que o filme vai começar.

A paixão de Raposo pelo cinema vem da juventude. Com o fechamento do Cine Metro, em 1977, ele buscou adquirir o máximo de itens possíveis do local e seu acervo conta com peças raras como projetores de 70 milímetros. Muitos artigos adquiridos foram usados, inicialmente, para montar uma sala de projeção em sua casa, que denominou de Milímetro.

Apoie o Cenas

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema)
Série Lost + Found – Episódio: Ivo Raposo Jr.
Direção: Isabella Raposo
Duração: 27 min.
Classificação: Livre.
Horário: 11 de maio, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: 12 de maio, quinta-feira, às 00h e às 14h; 13 de maio, sexta-feira, às 8h; 14 de maio, sábado, às 19h30; 15 de maio, domingo, às 10h.

Nem sempre a preservação é feita através de órgãos públicos, de forma institucional, com o aporte financeiro necessário à empreitada. Entra em cena um outro agente que, de maneira indireta, tem uma importância ímpar para a preservação cinematográfica: os colecionadores. Apaixonados por imagens, são pessoas que se dedicam a guardar por conta própria um material que poderia ter um destino muito pior. Por hobby ou paixão, colecionam filmes que eventualmente se revelam relíquias perdidas do cinema. É o caso, por exemplo, de Ivo Raposo, colecionador de westerns e filmes de ação que guardou os restos do Cine Metro Tijuca e construiu sua réplica particular, ampliando o raio de atuação tradicional do fã para universos correlatos como o resgate da sala de exibição de outrora, seus funcionários, equipamentos, experiência e documentação. Com história similar à do herói mirim de Cinema Paradiso, uma vida como delegado de polícia e a condução de um festival de cinema dedicado ao som, Ivo Raposo pode ser chamado de o colecionador completo. O episódio trará ao primeiro plano este personagem tão fundamental quanto obscuro e folclórico da preservação.

Canal Curta!

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo