Mostra de Tiradentes

Dira Paes, uma mulher do cinema

Homenagem_Dira_PaesAconteceu ontem (23), a abertura da 18ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Primeiro evento do circuito anual de festivais audiovisuais, a mostra homenageia nesta edição a atriz paraense Dira Paes.

Após um vídeo homenagem produzida pelo Canal Brasil e pela Mostra, com textos de parceiros de trabalho, em uma Cine-Tenda lotada de fotógrafos, fãs, jornalistas, parentes e amigos, Dira recebeu das mãos do secretário de cultura do estado de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, o Troféu Barroco por sua contribuição ao audiovisual nacional.

Emocionada, Dira Paes disse que jamais esquecerá essa noite e agradeceu ao prêmio ressaltando que teve sorte ao perceber cedo uma paixão em sua vida: o cinema. Segundo ela, o Troféu Barroco é uma celebração à intimidade criada entre ela e o público através de seu trabalho. “São 30 anos de carreira, e cada um dos personagens que fiz carrega um pouco de mim”.

Apoie o Cenas

Após a premiação, houve exibição do filme Órfãos do Eldorado, uma livre adaptação do livro homônimo de Milton Hatoum, dirigida por Guilherme Coelho. No elenco do longa estão Daniel de Oliveira, Mariana Rios, Adriano Barroso e a homenageada.

Dira-paes_detalhe
Foto: Leo Lara/Universo Produção

Carreira

Morena, de traços fortes, Dira é uma mulher que respira cinema. São 30 anos de um percurso cheio de êxitos. Aos 16 anos, se inscreveu em uma seleção para o filme do britânico John Boorman, A Arte dos Diamantes. Foi aprovada e nunca mais parou de atuar.

Incorporando telesséries e telenovelas ao currículo, a atriz paraense construiu uma carreira sólida. Nas telonas, viveu papéis importantes no cinema nacional, como nos filmes Corisco e Dadá, Amarelo Manga e Baixio das Bestas, atuações que lhe renderam prêmios nos festivais brasileiros.

Além do trabalho intenso, a atriz ainda tem posturas de manutenção e divulgação de sua arte pelo país. Preocupada com o alcance do cinema e com a distribuição deficiente, Dira Paes também organiza o Festival de Belém do Cinema Brasileiro, que acontece em Abaetetuba, sua cidade natal.

Mostra de Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes, situada na histórica cidade mineira, a 180 km de Belo Horizonte, acontece até o dia 31 de janeiro e tem toda sua programação gratuita. Debates, oficinas e diversas manifestações artísticas, incluindo a exibição de curtas e longas-metragens, fazem parte da programação.

[18ª Mostra de Tiradentes]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo