Crítica | Streaming e VoD

Simplesmente Amor

(Love Actually, ING/EUA, 2003)

Comédia
Direção: Richard Curtis
Elenco: Bill Nighy, Colin Firth, Liam Neeson, Emma Thompson, Martin Freeman, Keira Knightley, Hugh Grant, Laura Linney, Alan Rickman, Rodrigo Santoro, Martine MacCutcheon, Billy Bob Thornton, Rowan Atkinson, Claudia Schiffer, Chiwetel Ejiofor, Andrew Lincoln, Thomas Sangster
Roteiro: Richard Curtis
Duração: 135 min.
Nota: 8 ★★★★★★★★☆☆

Todo mundo já sabe que Richard Curtis sabe emocionar com seus roteiros. Ele foi o responsável por pérolas do cinema “água com açúcar” como Quatro Casamentos e um Funeral, Um Lugar Chamado Notting Hill e O Diário de Bridget Jones.

Em sua estréia na direção não poderia ser diferente. Com roteiro próprio, ele presenteia o espectador com várias histórias de amor, encontros e despedidas. As relações amorosas, em todas as suas demonstrações, seja o amor romântico ou as relação de amizade e de pais e filhos, são todas tratadas com muito carinho.

Apoie o Cenas

O texto inicial nos convida a uma viagem dentro das relações humanas e, com o decorrer do filme, percebemos que todas as pessoas, indiferente de seus países, raça ou sexo, são parecidas e acabam sempre sentindo as mesmas coisas.

O elenco é perfeito e a dedicação dos atores pode ser percebida nos mínimos detalhes. Isso, junto a um roteiro muito bem amarrado e a uma trilha sonora muito bonitinha, fazem do filme um sucesso.

Destaque especial para Bill Nighy, engraçadíssimo como o cantor de rock, e Emma Thompson, como a esposa esquecida. O menino Thomas Sangster é uma fofura e, com suas conversas tem uma participação toda especial no filme. O brasileiro Rodrigo Santoro não está mudo, como em As Panteras, mas não tem uma grande participação.

Para não dizer que o filme é perfeito, a história do inglês que vai conhecer os Estados Unidos não me agrada, mas é bom ver alguém fazendo com eles o que eles fazem com o resto do mundo e retratando as pesoas do lugar como fúteis e vazias.

Diferente dos roteiros anteriores, o filme conquista também os homens ao tratar temas que vão além de romances, como a dedicação à mãe e a relação de padastro e enteado. Um filme lindo. Vale a pena conferir.

Um Grande Momento

O pedido de casamento em português.

Simplesmente-Amor_poster

Links

IMDb [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OSC4dEh0NHw[/youtube]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo