A 23ª Goiânia Mostra Curtas confirma sua força como vitrine do curta brasileiro. Neste ano, foram 1.281 inscrições vindas de 25 estados e DF, dentre elas, 665 ficções, 365 documentários, 139 experimentais e 112 animações, com destaque para a participação de Goiás, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A seleção reúne 87 filmes de todas as regiões, exibidos gratuitamente de 7 a 12 de outubro, no Teatro Goiânia.
A programação competitiva está distribuída em quatro mostras: Curta Mostra Brasil; Curta Mostra Goiás; Curta Mostra Origens, voltada aos curtas universitários goianos, e a Mostrinha, em sua 22ª edição. A Curta Mostra Especial desta edição, intitulada “Falando em Línguas, Vendo em Vistas — (Des)Colonialidades e (des)enquadramentos”, em sessão única, exibe nove filmes que tensionam regimes de representação e descolonizam o olhar.
A abertura da mostra conta com homenagem a atriz Marcélia Cartaxo e exibição do curta Umbilina e sua grande rival (2024), seguida de pocket show. Também serão celebrados, in memoriam, Zita Carvalhosa e Jean-Claude Bernardet. No encerramento, as homenagens vão para Márcio Paixão Jr. e para a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), com exibição de O ogro (2011) e O Evangelho segundo Tauba e Primal (2018), além da cerimônia de premiação.
O eixo formativo do evento mantém a tradição. Ao longo da mostra Dora Amorim ministra aula sobre internacionalização e coproduções e Nina Kopko apresenta um estudo de caso sobre a construção de personagens em seu curta Chão de Fábrica; além do curso Política da Memória — Arquivos, Imagens e Narrativas Negras, com Safira Moreira. Para participar das atividades de formação é necessária inscrição prévia.
Serviço
23ª Goiânia Mostra Curtas
Data: 7 a 12 de outubro de 2025
Local: Teatro Goiânia
Ingressos: Entrada gratuita
Confira a programação completa e lista de selecionados no site do Goiânia Mostra Curtas


