Crítica | FestivalMostra SPnotas

A Ilusão Cômica

(L’illusion comique, FRA, 2010)

Drama
Direção: Mathieu Amalric
Elenco: Muriel Mayette, Suliane Brahim, Loïc Corbery, Cyril Hutteau, Alain Lenglet
Roteiro: Pierre Corneille (peça), Mathieu Amalric
Duração: 77 min.
Nota: 5 ★★★★★☆☆☆☆☆

Um pai está à procura do filho que não vê há dez anos. O porteiro de um hotel de luxo de Paris faz as vezes de detetive particular e mostra a ele aquilo que perdeu na vida do filho. Adaptado do clássico de Pierre Corneille, onde o porteiro era um bruxo e a central de segurança do hotel, uma caverna.

Feito para televisão francesa, ninguém pode falar que o projeto de Amalric não é audacioso. Adaptar uma peça de Corneille para o cinema, modernizando sua aparência, mas mantendo o texto rebuscado, não é uma tarefa para qualquer um. Criatividade e coragem à parte, o filme tem problemas graves de equilíbrio entre a ação frenética e os diálogos cheios de rimas. Ainda assim, a tarefa cansativa deve ser bem mais interessante para quem faz teatro.

Apoie o Cenas

Um Grande Momento

O encontro na escada.

Links

IMDb

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo