Notícias

11ª Mostra Mosfilm celebra 100 anos de Encouraçado Potemkin

A 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo acontece em duas etapas neste mês de novembro: de 12 a 16 na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e de 19 a 23 no Centro Cultural São Paulo. Nesta edição, o evento exibe 17 títulos (16 longas e um curta), incluindo duas restaurações recentes, em sessões gratuitas e abertas ao público.

A mostra de 2025 celebra três marcos históricos: os 100 anos do clássico O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein; os 80 anos do Dia da Vitória sobre o nazifascismo; e os 50 anos de carreira do diretor Karen Shakhnazarov, um dos nomes mais importantes do cinema russo contemporâneo.

A abertura será dedicada a Shakhnazarov, com sessão dupla que apresenta seu primeiro filme, o curta Devaneio de Primavera (1975), e o longa Dia de Lua Cheia (1998), obra marcada por memórias fragmentadas e um surrealismo característico do cineasta. Também compõem a homenagem O Mensageiro (1986), considerado seu filme favorito; O Assassino do Czar (1991), estrelado por Malcolm McDowell; e No Submundo de Moscou (2023), seu mais recente longa, que será exibido em versões dublada e legendada.

O tema do Dia da Vitória será relembrado com a exibição da série épica Libertação, de Yuri Ozerov, restaurada pelo Estúdio Mosfilm. Dividido em cinco filmes produzidos entre 1967 e 1971, o projeto é um marco do cinema de guerra soviético, retratando batalhas decisivas da Segunda Guerra Mundial, da Batalha de Kursk à tomada de Berlim.

Também integram a programação O Caminho para Saturno e O Fim de Saturno (1967), de Villen Azarov, sobre a infiltração de um agente soviético em uma escola de espionagem nazista — ambos restaurados em 2025.

Entre os clássicos exibidos estão O Encouraçado Potemkin (1925), que ganha sessão comemorativa ao ar livre na Cinemateca Brasileira; A Queda da Dinastia Romanov (1927), de Esfir Shub; Geração de Vencedores (1936), de Vera Stroeva; Michurin (1948), de Aleksandr Dovzhenko; e a ficção científica O Segredo da Noite Eterna (1955), de Dmitry Vassilev.

A mostra é realizada em parceria com o Estúdio Mosfilm, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo, reafirmando o compromisso de difundir o cinema russo e soviético no Brasil e promover o diálogo entre cinematografias e períodos históricos.

Confira a programação completa nos sites:
Cinemateca Brasileira
Centro Cultural São Paulo (em breve)

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais novo
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo