- Gênero: Ficção científica
- Criador: Frank Spotnitz
- Canal: Prime Video
- Elenco: Alexa Davalos, Luke Kleintank, Rufus Sewell
- Temporadas: 4
- Duração: 60 minutos
-
Veja online:
Imagine se algo tivesse dado muito errado e que nossa realidade fosse de domínio de regimes totalitários que não garantisse exatamente uma vida muito digna do ponto de vista de poder de consumo e avanço tecnológico ou de bem-estar, mas que nos faça acreditar que o mínimo já seja o suficiente, e que o medo seja a melhor forma de controle e convivência social. O Homem do Castelo Alto é para corações fortes, mas uma boa aula de alteridade.
A série traz um mundo distópico onde os Estados Unidos são divididos entre o lado Japonês Imperial e o lado Nazi após a Segunda Guerra. Em meio a esse ambiente de total controle e repressão, uma jovem se envolve em uma perigosa jornada quando recebe de sua irmã um vídeo misterioso que pode mudar toda aquela realidade.
Além de nunca sabermos em quem confiar, para quem torcer, muito menos o que esperar, O Homem do Castelo Alto nos mantém em um constante estado de alerta e receio, como se sempre houvesse muito motivo para morrer de medo, já que o tempo todo só acontece coisa ruim e todo mundo parece estar em muito risco o tempo todo. E é claro que, apesar disso, os governantes e dirigentes de ambos os lados não apenas não sentem tais ameaças, como zombam delas e as incentivam e geram.
Mas onde há injustiças também existem heróis, mesmo que anônimos e comuns. A evolução da história nos traz vários personagens, intuitos e tentativas, apresenta como é possível sobreviver a feridas, reconhecer as quedas e entender como enfrentar dores e realidades. E quais são exatamente os personagens que mais que ganham destaque nesse ponto?
E que tipo de mundo imagina estar vivendo exatamente agora? Que mundo imaginava, ou esperava, estar vivendo em 2021? O Homem do Castelo Alto talvez não seja exatamente o tipo de série revigorante, mas que acende fagulhas, acende. Traz o calor pelo questionamento e sobe a intensidade pela violenta e chocante exposição do terror.
Detalhista, assertivo, questionador e provocante, uma das séries distópicas mais queridas é para quem quer maratonar sem medo de perder e se reencontrar. Não indicado para quem não anda muito bem, nessas condições, veja de pouquinho e com cuidado para a ansiedade não bater (cheio de gatilhos), mas muito recomendada para tempos sombrios.
Melhor episódio
T01E09 – Bondade