Crítica | Streaming e VoD

O Segredo dos Seus Olhos

(El secreto de sus ojos, ARG/ESP, 2009)

Aproveitando a onda dos filmes pré-selecionados para o Oscar, vou publicar o texto que escrevi sobre o novo filme de Campanella durante o Festival do Rio de 2009.

Misturar a sensibilidade de uma história de amor com a violência de um assassinato e a amargura de uma vingaça é, de cara, uma experiência arriscada. Mas nem tanto para alguém como o diretor Juan José Campanella, que tem o dom de trabalhar com histórias delicadas e sensíveis, como bem demonstrado em O Filho da Noiva.

Apoie o Cenas

Depois de uma temporada dirigindo episódios de séries populares nos Estados Unidos como Law & Order e House, o diretor argentino volta às telonas com a história de um funcionário da justiça aposentado, Benjamín Esposito, que tenta agitar sua vida de alguma maneira e, para isso, resolve escrever a história de um assassinato acontecido 25 anos antes, no qual trabalhou como uma espécie de investigador. O crime, cometido com requintes de crueldade, ocupa a vida de Esposito, e se mistura ao grande amor de sua vida.

O mais interessante do filme é ver como todas as passagens, por mais distantes que sejam, estão interligadas na vida de Esposito e se misturam umas com as outras. Como vemos o filme atráves do livro que está sendo feito, é inevitável entrar na brincadeira do diretor e nunca ter certeza sobre qual parte da história aconteceu realmente e qual é uma licença poética, resultado da criatividade daquele que a escreve.

O resultado final é uma surpreendente mistura de violência e paixão e se tem como maestro Campanella, nada melhor do que Ricardo Darín, uma constante nos filmes do diretor, para dar vida ao personagem principal e trazer à tona todas as suas nuances. É a expressão frustrada e travada deste homem, que cuida do amigo alcóolatra e do pai idoso e não sabe lidar com tudo o que sente por sua chefe, responsável por muito da ligação do público com tudo que está prestes a ver e descobrir.

Claro que depois da temporada em contato com mais de quinze realizações televisivas policiais nos EUA, uma ou outra facilidade de roteiro, típicas do cinema estadunidense, acabam acontecendo e algumas definições de cena parecem vir diretamente dos seriados. Mas o clima sobrevive e o conjunto da obra consegue seguir sem problemas e, mais, de uma maneira tão envolvente que o filme se torna irrestível.

O elenco muito afinado chama a atenção, assim como a trilha sonora não invasiva, que não tenta conduzir os sentimentos dos espectadores o tempo todo. Outro ponto alto é a montagem, que consegue fazer boas transições entre o passado e o presente.

Uma boa pedida para os que gostam de filmes de suspense e para os que adoram histórias românticas.

Um Grande Momento

Irene lê o final da história.

Links

Suspense
Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia, Carla Quevedo
Roteiro: Eduardo Sacheri (romance), Juan José Campanella
Duração: 127 min.
Minha nota: 9/10

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
8 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
BRENNO BEZERRA
BRENNO BEZERRA
30/01/2010 22:49

Pelo menos temos a Argentina para salvar a honra sul-americana.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
30/01/2010 18:33

O Ricardo Darín faz qualquer filme virar um filmaço, e quando o filme já é um filmaço, ele o transforma em uma obra-prima.

Wallace Andrioli Guedes
Wallace Andrioli Guedes
29/01/2010 18:33

Ainda não me perdoei por ter perdido esse no Festival do Rio. Vi hoje, pela primeira vez, O FILHO DA NOIVA, e me senti da mais culpado.
Eu acho que O SEGREDO DE SEUS OLHOS será indicado ao Oscar e pode estragar a festa do Haneke na cerimônia…

Ibertson Medeiros
Ibertson Medeiros
27/01/2010 18:32

Verei ainda nessa semana. Tem tudo para ser excelente.
Adorei “O Filho da Noiva”.

Vinícius P.
Vinícius P.
26/01/2010 18:31

Eu adoro “O Filho da Noiva”, mas não gostei muito de outro filme que vi do diretor. “O Segredo dos Seus Olhos” parece ser um belíssimo trabalho e alguns até apostam que pode ser uma surpresa para o Oscar.

Wally
Wally
24/01/2010 18:30

É o texto mais elaborado que li sobre o filme até então… e fiquei muito curioso.

Botão Voltar ao topo