A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresenta de 16 a 19 de outubro, na Sala São Paulo, o concerto Sinfonia Mágica, um programa que une música de cinema e repertório sinfônico. A regência é de Wagner Polistchuk, trombone solista da Osesp, com participação do Coro Infantil da Osesp e narração do ator Ícaro Silva.
O repertório traz a suíte de John Williams para Harry Potter, recriando em versão orquestral a atmosfera dos filmes que conquistaram gerações. O público vai ouvir temas como “Edwiges”, “O Mundo Maravilhoso de Harry” e “Natal em Hogwarts”, composições que se tornaram ícones da cultura pop. A trilha do bruxinho, escrita a partir do primeiro filme lançado em 2001, reforçou a presença de Williams como um dos maiores compositores de cinema da história, já reconhecido por obras como Star Wars, E.T. e Indiana Jones.
O programa se completa com “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Paul Dukas, peça composta em 1897 e imortalizada na animação Fantasia (1940), de Walt Disney. A obra, inspirada em um poema de Goethe, retrata o descontrole de um aprendiz ao brincar com a magia e é considerada um clássico do repertório orquestral.
A Sinfonia Mágica integra a temporada 2025 da Osesp, que tem investido em atividades voltadas para novos públicos. Após o Festival da Criança, realizado de 10 a 12 de outubro, a orquestra aposta novamente em um programa capaz de dialogar com crianças, jovens e adultos, aproximando a música de concerto da cultura pop.
Os ingressos custam de R$ 50 a R$ 200 e estão à venda no site da Osesp.


