Para o Dia das Bruxas… filmes de bruxas

O Dia das Bruxas chegou. A data que surgiu lá pelo hemisfério norte, onde é conhecida pelo nome de Halloween, tem toda uma relação com figuras fantásticas e sobrenaturais, com pessoas fantasiadas e crianças batendo de porta em porta e perguntando se o visitado tem doces para ofertar, ou se prefere ser alvo de uma travessura. A origem da data é celta e acontece na véspera do dia de todos os santos.

O Brasil incorporou o dia em seu calendário de festividades e, mesmo que não tenha muitas crianças nas ruas brincando de doces e travessuras, assumiu a posição alegórica, com muita gente fantasiada perambulando pela madrugada. Embora a morte também seja o mote principal das fantasias, o nome popular, Dia das Bruxas,  acabou associando o dia à esta figura.

Como sabemos, elas não faltam no cinema. Por isso, o Cenas de Cinema resolveu fazer uma listinha com alguns títulos inspirada no árduo trabalho dessas mágicas e nem sempre más criaturas.

O Mágico de Oz
O mais clássico de todos os filmes com bruxas, O Mágico de Oz é um daqueles filmes que não envelhece e não tem tempo que diminua a aversão à Bruxa Malvada do Oeste.

Convenção das Bruxas
Mais lúdico e voltado para o público infantil, o longa-metragem de Nicolas Roeg, com Angelica Huston como a bruxa principal, assustou muitas crianças dos anos 90 por suas associações e final inesperado.

Abracadabra
Seguindo o mesmo caminho, vem esse exemplar da Disney lançado três anos depois. Divertidíssimo, muito do longa-metragem se deve à química entre Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker.

Série Harry Potter
Entre todos os bruxos, talvez o mais famoso da atualidade seja aquele que aos 11 anos foi estudar em Hogwarts, uma escola de bruxaria, e tinha a terrível missão de combater o pior de todos os bruxos da história.

Elvira, a Rainha das Trevas
Outra bruxa que conseguiu colocar o seu nome no hall da fama das bruxas do mundo é a divertida Elvira. Com um final de filme que faz todo mundo rir e fica na cabeça por muito tempo.

ParaNorman
Há também desenhos sobre as criaturas. O mais assustador deles é, sem dúvida, ParaNorman, que conta a história de um menino médium que fica conhecendo a história por trás de uma menina bruxa assassinada em tempos passados.

Valente
Na versão animação temos ainda o longa-metragem feminista da Pixar, que tem uma bruxa má lá no meio da floresta com biscoitos que transformam as mães de quem quiser.

Dezesseis Luas
Como as bruxas também amam, têm filmes que seguem aquela trilha tão manjada dos filmes água com açúcar. Baseado em uma série de livros infantojuvenis, Dezesseis Luas é um exemplo deste tipo de filme.

Da Magia à Sedução
Saindo da adolescência do filme anterior para a fase adulta, temos as irmãs Nicole Kidman e Sandra Bullock tentando se desfazer de uma maldição que veio junto com seus poderes.

As Bruxas de Eastwick
Tem poliamor no mundo das bruxas! Quando um estranho chega a uma pequena cidade, três amigas de longa data acabam se envolvendo amorosamente com ele. Mesmo sabendo umas das outras, continuam aproveitando a presença do esquisito amante.

Jovens Bruxas
Entre todos os filmes de bruxas, têm os que falam de bruxas adolescentes. Entre eles, um que fez algum sucesso foi Jovens Bruxas, que leva a trama para o universo escolar particular da idade.

João e Maria – Caçadores de Bruxas
Tem bruxa na série “desconstrução de histórias que todos conhecemos”. Aqui, aqueles irmãos que conseguem jogar a bruxa no caldeirão na história dos irmãos Grimm virão caçadores profissionais de bruxas.

Caminhos da Floresta
E para aqueles que gostam de musicais moralistas, temos um exemplar. E com Meryl Streep como a bruxa má da história.

Aprendiz de Feiticeiro
Como não poderia faltar em qualquer lista de respeito, temos exemplares Cage também com essas figuras mágicas. O melhor deles é este longa, onde o ator vive um antigo bruxo, que volta para passar os ensinamentos a seu jovem aprendiz.

Caça às Bruxas
Seguindo com o nosso ator favorito de filme ruins, tem aquele filme de bruxa que ninguém precisava ter visto, mas que atrai justamente pelo seu nome nos créditos. E aqui na versão “de época”.

A Bruxa de Blair
Para finalizar, um filme de bruxa realmente assustador, porque né? Esse lado também é importante. Seguindo a técnica mockumentary, com vídeos encontrados ao acaso, e que se tornou febre nos filmes de terror, o longa tem sua força justamente na bruxa que ninguém consegue ver.

Claro que ainda tem muito mais bruxa por aí. Qual filme você acha que deveria estar aqui?

Sair da versão mobile