A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou que o prazo final de envio dos formulários de inscrição para o Oscar 2026 termina em 13 de novembro de 2025, às 17h (horário do Pacífico). Embora o prazo de inscrição seja 13 de novembro, os filmes têm até 31 de dezembro de 2025 para estrear comercialmente em uma das seis áreas qualificadas dos Estados Unidos: Los Angeles, Nova York, São Francisco, Chicago, Dallas e Atlanta. A exibição deve ocorrer durante sete dias consecutivos, com pelo menos três sessões diárias e uma delas iniciando entre 18h e 22h.
Para concorrer a Melhor Filme, há exigências adicionais: o longa precisa cumprir uma segunda semana de exibições, consecutivas ou não, em dez dos cinquenta maiores mercados dos EUA, no máximo 45 dias após a estreia e até 22 de janeiro de 2026.
Além dos requisitos de exibição, os filmes que desejam disputar a categoria principal devem atender a pelo menos dois dos quatro padrões de representatividade e inclusão estabelecidos pela Academia. Criados após polêmicas, como o #OscarSoWhite, os quatro padrões são divididos por: representação na tela, temáticas e narrativas; representatividade na liderança criativa e no time de produção; acesso e oportunidades na indústria, e desenvolvimento de audiência. Os produtores podem optar por não concorrer a Melhor Filme, caso em que ficam isentos dessa exigência.
Os prazos para inscrição nas categorias de animação, documentário, curta-metragem e filme internacional já se encerraram.
As shortlists serão anunciadas em 16 de dezembro de 2025 e a lista com os indicados, em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia do Oscar 2026 acontecerá em 15 de março de 2026, no Dolby Theatre, em Los Angeles, com transmissão ao vivo pela ABC e em mais de 200 territórios.




