Série em Cenas

The Midnight Gospel

(The Midnight Gospel, EUA, 2020-)
Animação
Criador: Duncan Trussell
Temporada: 1-
Elenco: Phil Hendrie, Duncan Trussell, Joey Diaz
Duração média: 26 min.
Canal Netflix
Onde ver: Netflix

Advertência
Para um melhor aproveitamento da experiência proposta, favor colocar este som bem alto enquanto lê o texto humildemente escrito em quarentena:

A animação doidona The Midnight Gospel, da Netflix, retrata viagens cósmicas feitas dentro de uma grande vagina, intermediadas por um software de alteração de percepção corpórea e da realidade, para um papo filosófico de conclusões transcendentais com personagens aleatórios para criação de conteúdo digital sem relevância significativa.

A girl with kaleidoscope eyes

The Midnight Gospel (2020)

The Midnight Gospel apresenta a cada episódio uma viagem de Clancy, um vlogger espacial, que coleta material para seu canal entrevistando pessoas e falando sobre temas como budismo, mindfulness, finitude, filosofia, legalização das drogas, meditação e controle da ansiedade.

Numa pegada psicodélica, a la Aldous Huxley (difícil não lembrar das experiências do escritor retratadas em “As Portas da Percepção” – “Era difícil responder. Na verdade, a perspectiva se tornara bastante estranha e as paredes da sala já não mais pareciam encontrar-se em ângulos retos. Mas não eram esses os fatos realmente importantes. O que mais ressaltava era a constatação de que as relações espaciais tinham perdido muito do seu valor e de que minha mente tomava contato com o mundo exterior em termos de outras dimensões que não as de espaço”.), as imagens desconstroem a narrativa no plano físico, associando e desassociando a fala e a imagem.

Climb in the back with your head in the clouds
And you’re gone

The Midnight Gospel (2020)

É um modelo bastante inovador o que é empregado para ilustrar o enredo é um grande podcast com ilustrações surrealistas, o que traz uma proposta de múltiplas percepções, e reflexões, que apesar de um exercício difícil, é uma boa forma de passar o tempo e buscar lidar com a ansiedade. Afinal, é bom dar espaço para umas sacações sobre auto-evolução, não é mesmo?

As metáforas de The Midnight Gospel não param por aí, a cada episódio, o protagonista escolhe um planeta para ser simulado diferente, sempre temático, e toma uma forma corpórea. Os panos de fundo também ajudam nas argumentações, em um dos episódios falou sobre liberação das drogas enquanto vivia um mundo com invasão zumbi. 

That grow so incredibly high

The Midnight Gospel (2020)

Os personagens entrevistados são uma atração à parte, como: uma cervo-cachorra (interpretada pela escritora Anne Lamott) que conta suas ideias sobre o sentido da morte, um estudante de magia (vivido por Damien Echols, aquele famoso que passou 18 anos no corredor da morte e foi liberado em 2011) que fala sobre a evolução energética a partir da magia, e a morte (Caitlin Doughty, escritora, youtuber, blogueira, palestrante e agente funerária) que fala sobre o sentido da morte. É, são pessoas interessantes…

Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Ah

(Revisitando Huxley em quarentena, cortando o carboidrato por orientação médica, é possível perceber que tratar diabetes é como uma viagem de mescalina: “Quando esse órgão é atingido pela carência de açúcar, o subnutrido ego se enfraquece, já não mais se pode permitir empreender suas tarefas rotineiras e perde todo o interesse por essas relações de tempo e espaço que possuem tão grande valor para um organismo preocupado com a vida neste mundo.”)

The Midnight Gospel (2020)

Abra suas portas para que a infinitude das coisas filmadas pelos drones de Clancy nas viagens retóricas e imagéticas que faz com seus convidados mais que especiais em planetas bizarros, e escute tudo profundamente, além de boas risadas, quem sabe consiga se livrar dessa ansiedade que insiste em nos fazer apenas sofrer o futuro e não curtir o presente. 

(“começam a ocorrer todas as espécies de fatos desprovidos de utilidade biológica. Em certos casos, poderão dar-se percepções extra-sensoriais. Outras pessoas podem descobrir um mundo de visionária beleza.”)

Follow her down to a bridge by a fountain
Where rocking horse people eat marshmallow pies
Everyone smiles as you drift past the flowers
That grow so incredibly high
Newspaper taxis appear on the shore
Waiting to take you away
Climb in the back with your head in the clouds
And you’re gone
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Ah

O Melhor Episódio
S01E05 – Rei das Colheres

Netflix

Série em Cenas

Soraya Lopes

Gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo
Fechar