Reality
Criador:
Ron Carroll
Temporada: 2-
Duração média: 23 min.
Canal Netflix
Existem muitos tipos de Reality Show, mas em geral, o que temos acesso tem a ver com comida, casa, sobrevivência ou convivência. Para entregar algo totalmente inusitado e surpreendentemente lindo e emocionante, a Netflix traz Vidrados, uma série de competição de arte no vidro. Uma pira, né?
O jogo consiste em criar peças de vidro (transformando ingredientes quimicamente no fogo e depois moldando a forma com sopros, esticadas, esfregadas e giradas) conforme o tema estabelecido pelo programa. Os itens julgados normalmente levam coisas além da técnica, como criatividade e ousadia. Mas a emoção não fica apenas nisso, está cada elemento da série.
Os competidores são profissionais do ramo com muitos anos de experiência e contam com apoio de um ajudante que o próprio reality disponibiliza. Mesmo assim, acontecem algumas vezes perto da hora de entregar o vidro quebrar e a adrenalina subir. Por ser um material paradoxal, ultra sensível que precisa de calor extremo, a forma como se lida com ele chega a ser mágica.
O fato é que incentivar a arte e a coragem criativa para que se considere o risco de apostar no incomum, no inusitado e no inteligente, traz peças espetaculares e curiosamente concebidas. Vidrados é surpresa e emoção diferentes do que estamos acostumados a sentir nas séries de competição.
Vale muito a pena experimentar diferentes tipos de reality, temas novos ou desdobramentos de clássicos vem sendo ótimas opções para quem gosta do formato mas quer variar um pouco. Além disso, é uma boa forma de acessar intimidades, detalhes, processos e conhecimentos que jamais teríamos do nada.
Empolgante e viciante, e ao mesmo tempo paradoxal como o vidro, Vidrados da Netflix, é muito mais que uma simples série com competidores buscando um prêmio, é um incentivo à liberdade artística e criativa e uma constante torcida para nada explodir ou cair no chão e se partir.
O Melhor Episódio:
T01E06 – Pop Art