Notícias

21ª CineOP abre inscrições para atividades formativas

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto abriu inscrições para o Programa de Formação de sua 21ª edição, reunindo oficinas e masterclasses voltadas à preservação audiovisual, cinema comunitário, atuação, animação, pesquisa documental e formação de público. As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 26 e 30 de junho, em Ouro Preto.

As inscrições podem ser feitas até 10 de junho pelo site oficial da mostra. A programação reúne profissionais do Brasil, Argentina e México em atividades voltadas a estudantes, pesquisadores, realizadores e interessados no audiovisual e na preservação da memória cinematográfica.

Entre os destaques estão a oficina “Animação em Película Cinematográfica”, com Gilson Rodrigues e Sérgio Arena, que propõe intervenções diretas sobre película 35mm, e “Atuação para o Audiovisual”, ministrada pela atriz Bárbara Colen. A preservação audiovisual também ocupa espaço central nesta edição, com oficinas sobre direitos autorais, preservação digital, produção sonora e trabalho com arquivos.

As masterclasses internacionais ampliam o diálogo latino-americano da programação. O argentino Leandro Listorti ministra “A Preservação como Gesto de Invenção”, enquanto os mexicanos Andre Ortega e Gabriel Rodríguez discutem cinema comunitário, cineclubismo e alfabetização audiovisual. A programação inclui ainda “Por uma Cinemateca da Quebrada”, encontro com Lincoln Péricles sobre cinema periférico, memória popular e construção de contra-arquivos.

Confira as atividades do Programa de Formação:

OFICINAS

  • Animação em Película Cinematográfica
    Instrutores: Gilson Rodrigues e Sérgio Arena
    26 a 29 de junho | 9h30 às 13h30
  • Atuação para o Audiovisual
    Instrutora: Bárbara Colen
    27 a 29 de junho | 9h30 às 13h30
  • Cinema Instantâneo
    Instrutor: Antonio Fargoni
    26 a 28 de junho | 14h às 18h
  • Oficina de Produção Sonora
    Instrutores: Alexandre Jardim e Felipe Barros
    26 a 28 de junho | 14h às 18h
  • Os Processos de Pesquisa Audiovisual no Cinema Documental
    Instrutores: Gabriel Barbosa e Fernando Sousa
    29 e 30 de junho | 9h30 às 13h30
  • Preservar para Quê? Recuperação Audiovisual e Direitos Autorais na Prática
    Instrutores: Fabíola Cavalcanti e José Maria Lopes
    26 e 27 de junho | 10h às 13h
  • Preservação Digital na Prática: Como Criar Planos e Fluxos de Trabalho para Acervos e Projetos Audiovisuais
    Instrutores: Marco Dreer e Natalie Rickli
    26 a 28 de junho | 9h30 às 13h30

MASTERCLASSES

  • A Preservação como Gesto de Invenção
    Leandro Listorti (Argentina)
    Mediação: José Quental
    27 de junho | 10h às 12h
  • Cinema Comunitário e Práticas Narrativas: Caminhos para Narrar com Dignidade
    Andre Ortega (México)
    Mediação: Maíra Norton
    26 de junho | 17h às 19h
  • Cinema na Escola: Práticas de Cineclubismo e Alfabetização Audiovisual
    Gabriel Rodríguez (México)
    Mediação: Maria Silvia Serra
    28 de junho | 15h30 às 17h30
  • Por uma Cinemateca da Quebrada
    Lincoln Péricles
    Mediação: Marcelo Miranda
    28 de junho | 15h às 16h30

Inscrições gratuitas até 10 de junho no site da CineOP

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais novo
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo