53º Festival de Brasília anuncia selecionados

Foram anunciados hoje (24) os filmes selecionados para o 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que acontece em dezembro deste ano depois de vários adiamentos, mudanças de comissão de seleção e de formato. Foram muitos os percalços enfrentados pelo festival sem contar, é claro, com a pandemia Covid-19, que afetou quase todos os eventos do país marcados para depois de fevereiro.

Problemas com os prazos do edital e com a empresa vencedora, fizeram com que a própria Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF assumissem o Festival, algo que, pelo menos na parte de comunicação, até aqui pareceu funcionar melhor do que nos últimos anos, ainda que falte um site. Novos problemas com o formato e a data do evento, além da comissão de seleção surgiram pelo caminho.

Para não interromper o evento justamente no 60º aniversário da cidade, uma nova comissão de seleção foi formada e, em tempo recorde analisou mais de 600 filmes inscritos. Sob a curadoria do cineasta Silvio Tendler, que assumiu a coordenação de comissões de seleção responsáveis pelas mostras. Este ano o processo de escolha foi feito seguindo um critério de pontuação, como numa espécie de concurso público onde certos itens foram observados e classificados. Os resultados foram publicados no Diário Oficial e estão sujeitos à recurso.

Refletindo o momento pelo qual passa o cinema brasileiro, houve uma predominância dos documentários entre os selecionados e uma descentralização regional bem importante para o momento pelo qual passa a cultura no Brasil. Vamos ver no que vai dar.

O 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece de 15 e 20 de dezembro e os filmes serão exibidos tanto no Canal Brasil quanto no streaming Canais Globo.

Confira a lista de selecionados:

MOSTRA OFICIAL

LONGA-METRAGEM
CURTAS-METRAGENS

MOSTRA BRASÍLIA

LONGAS-METRAGENS
CURTAS-METRAGENS

Ainda não há um site disponível do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Sair da versão mobile