Crítica | Streaming e VoD

Sem Medo de Morrer

(The Life Before Her Eyes, EUA, 2007)

Suspense

Direção
: Vadim Perelman

Elenco: Uma Thurman, Evan Rachel Wood, Eva Amurri, Gabrielle Brennan, Brett Cullen, Oscar Isaac, Molly Price

Apoie o Cenas

Roteiro: Laura Kasischke, Emil Stern

Duração: 90 min.

Minha nota: 7/10

Diana (Evan Rachel Wood) está vivendo sua adolescência com tudo que tem direto. Muitas experiências, muitas frustações e uma bela amizade com a colega de turma Maureen (Eva Amurri) que, certinha e religiosa, tenta ajudar a amiga.

Tudo vai bem até que um dos alunos da sala delas resolve que vai fazer da escola mais um Instituto Columbine e, com uma metralhadora, matar tudo que vê pela frente.

Quinze anos mais tarde, Diana (agora Uma Thurman) vive no mesmo local com seu marido, Paul, (Brett Cullen) e sua filha Emma (Gabrielle Brennan), que parece ter herdado todo o espírito aventureiro da mãe. Até que chega a data do massacre na escola e ela vai ficando cada vez mais abalada e perdida em suas lembranças.

Apesar dos nomes envolvidos no projeto, o filme não fez muito sucesso, recebeu muitas críticas negativas e ficou tão pouco tempo nos cinemas que muita gente nem ouviu falar sobre ele.

O diretor ucraniano Vadim Perelman já havia se mostrado competente quando lançou seu primeiro filme, “A Casa de Areia e Névoa”, com Ben Kingsley e Jennifer Connelly no elenco. Neste segundo trabalho mostra que tem mesmo a mão firme para o cinema, ainda que o resultado seja inferior ao primeiro, “Sem Medo de Morrer” não decepciona e consegue envolver os espectadores de tal jeito em sua trama que ninguém sabe o que esperar nos próximos passos.

Evan Rachel Wood e Uma Thurman contróem uma Diana que oscila o tempo todo entre o ingênuo e o egoista, entre o sofrido e o sacana edesperta sentimentos tão confusos quanto a cabeça da personagem naqueles que assistem ao filme.

Apesar das qualidades, a aura de telefilme incomoda bastante e algumas falas e marcações estranhas ressaltam o problema. Nem todas as escolhas do elenco foram boas e alguns coadjuvantes acabam atrapalhando ao invés de ajudar.

Mas é um filme que cumpre bem o seu papel de entretenimento e não só prende os espectadores como surpreende no final. Eu, que não estava esperando muito, gostei bastante.

Ideal para quem gosta de filmes do tipo.

Curiosidade: Evan Rachel Woods é a ex-atual-ex-namorada de Marilyn Mason, acusado por muitos de ser a principal inspiração dos assassinos no massacre de Columbine.

Um Grande Momento

A escolha.

Links

 

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
7 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Bruna
Bruna
01/02/2011 15:05

Eu adorei o filme, gosto de filmes com conteúdo e gosto de me surpreender nos finais deles, achei super criativo. Recomendo a todo muundo!!

Laura
Laura
13/05/2010 13:03

este filme é foda é um dos melhores filmes que já vi…. Adorei…. o filme é muito bom dizem dizem mal do filme mas, é muito bom mesmo…. Nota 20!!!!!!!

Cenas de Cinema
Cenas de Cinema
31/03/2009 15:48

É bem interessante, né Dani? Eu acho engraçado como algumas pessoas subestimam a escolha do cast. Faz toda diferença.
Não é um filme brilhante como “Casa de Areia e Névoa” mas é bem interessante.

Beijocas, linda!

Dani Strieder
Dani Strieder
28/03/2009 04:13

Gostei bastante do filme e realmente me surpreendi com o final. Concordo com você no que diz a má escolha de alguns integrantes do elenco, mas nada de que destrua o filme, na minha opinião.

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
25/03/2009 15:15

Oi, gente!

JP – Apesar de ter passado tão despercebido, eu acho que vale a pena conhecer mesmo.

Ciro – Que bom que gostou! O seu blog é bem legal também. Já está aqui no “O que rola no mundo cinéfilo”.

Beijocas para vocês!

Ciro Hamen
Ciro Hamen
25/03/2009 07:46

Adorei o Casa de Areia e Névoa e fiquei com vontade de ver esse filme tb. Muito bom o seu blog, Cecília. Também escrevo sobre cinema no meu.. Depois dê uma olhada, se puder.

Abraços!!

Johnny Strangelove
Johnny Strangelove
25/03/2009 05:37

Pode se dizer que ainda não apareceram oportunidade para conferir esse filme … mas em breve …
abraços

Botão Voltar ao topo