Crítica | FestivalMostra SP

La Redota – Uma História de Artigas

(La Redota – Una Historia de Artigas, URU, 2011)

Drama
Direção: César Charlone
Elenco: Jorge Esmorís, Franklin Rodríguez, Gualberto Sousa
Roteiro: César Charlone
Duração: 120 min.
Nota: 3 ★★★☆☆☆☆☆☆☆

Nome bem conhecido no cinema nacional pela direção de fotografia de O Homem da Capa Preta, Como Nascem os Anjos, Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, César Charlone dirige agora seu segundo filme, depois de uma bem sucedida estreia com O Banheiro do Papa.

Convidado pela TVE (Telvisión Española) para contar a história do libertador do Uruguai, José Gervásio Artigas, na série de filmes Los Libertadores, Charlone cria uma viagem visualmente prolixa e confusa ao tentar desvendar a tão conhecida, mas tão poucas vezes retratada figura histórica.

O ponto de partida é o retrato do general Artigas feito pelo pintor uruguaio Juan Manuel Blaines que, sem muitas referências, criou seu herói baseado nas anotações de um espião espanhol infiltrado no grupo do líder.

Apoie o Cenas

A história é fantástica, mas se perde no ritmo confuso. Sobram muitos recursos e elementos que valorizam o visual e, mais de uma vez, as imagens ofuscam o texto. A profusão de tomadas por cena também incomoda bastante.

Um bom tema, uma boa história e excelentes ideias, mas que não funcionam. Talvez perdidos na admiração patriótica do diretor. Ainda assim, a fotografia, dirigida por Charlone e fotografada por Fabio Burtin, é linda.

Um Grande Momento

Sem grandes momentos, fica a beleza das locações.

Próximas sessões na Mostra de São Paulo
Dia 23, às 19h10, Unibanco Arteplex 5
Dia 28, às 21h20, Unibanco Arteplex 4
Dia 29, às 14h, Cine Livraria Cultura 2

Links

IMDb Site Oficial [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-VisCEntEWQ[/youtube]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo