Artigos

As atrizes mais bem pagas do mundo

Em tempos de luta por igualdade de pagamento entre mulheres e homens em todas as áreas, vale a pena dar uma olhadinha na lista daquelas profissionais da arte dramática que são mais valorizadas pela maior indústria de cinema do planeta, Hollywood.

A disparidade nos valores, entre homens e mulheres, ainda é um fato inquestionável. Mas já há consciência do problema e uma tímida tentativa de minorá-lo por parte dos executivos, seja por uma questão de justiça, seja para tentar fazer uma imagem progressista entre os espectadores, ou seja, por puro marketing.

Todos sabem que o cinema é uma indústria de grandes números em todos os aspectos, não seria nos salários das grandes estrelas que isto seria diferente. No cômputo geral, apenas duas mulheres se estabeleceram na lista dos atores mais bem pagos, Scarlett Johansson e Sofia Vergara. Já na lista exclusivamente feminina, podemos ver que elas estão bem na fita.

Scarlett é a mais bem paga de todas, ficaria em 7º lugar nos 10 mais entre homens e mulheres, com 57 milhões de dólares anuais – lembrando que estes números são apenas o cachê total que recebem dos filmes, sem descontos de impostos ou porcentagem de agentes e etc. Todos eles ganham ainda mais com merchandising, comerciais, licenciamentos, etc.

Sofia fica em 2º entre as garotas, 10ª na lista unissex, com pouco mais de 44 milhões de salários nos filmes e seriados que estrela. Menos conhecida no Brasil, ela tornou-se mais popular nos EUA ao se casar com o ator grandalhão Joe Manganiello, que fez o papel de um lobisomem na série True Blood

Scarlett encabeça a lista de mais bem pagas já há alguns anos. Ela é uma das principais personagens femininas da saga Os Vingadores – da Marvel – e, assim que a pandemia terminar, verá seu filme solo estrear nas telonas de todo o planeta, quando vai reviver a heroína Viúva Negra. Ela é atriz desde a infância e é muito querida pela simpatia e por seu sex-appeal.

Seguem na lista, as atrizes Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Jennifer Aniston, todas veteranas com mais de 20 anos de carreira nas costas. Receberam 35, 34 e 28 milhões de verdinhas no ano passado, respectivamente. Nada mal, hein? Detalhe, das 5 atrizes,  Kidman e Whiterspoon já receberam a estatueta do Oscar.

Some-se a elas Charlize Theron, que ocupa a 9ª colocação na listagem e temos 3 atrizes que conseguiram agregar reconhecimento artístico e financeiro. Na lista dos 10 mais bem pagos masculinos, sabe quantos já ganharam o Oscar? Nenhum! Justiça seja feita, Will Smith, Bradley Cooper e Robert Downey Jr, respectivamente o 10º, o 6º e o 3º já foram indicados também.

Mas fica a impressão de que é preciso bem mais que um rosto bonito feminino para se alcançar a ponta da tabela – no quesito dinheiro – do que no lado masculino da força, cuja lista é encabeçada por Dwayne Johnson e Chris Hemsworth, que receberam 89,4 e 76,4 milhões de dólares cada um, também respectivamente.

Carisma, simpatia, apelo sexual, tudo isso é comum em vários deles. Downey Jr chegou ao fim do poço, poucos acreditariam que sua carreira conseguisse sobreviver ao inferno pessoal pelo qual passou, mas eis que ele ressurgiu das cinzas e vejam só onde foi parar… É de se aplaudir tal renascimento,

Entre as mulheres, a única latina é Vergara. Todas as outras são brancas caucasianas. Já na lista dos rapazes, há um indiano, um asiático e um afro americano entre os 10 mais. Uma diversidade muito bem vinda. Espera-se que, em breve isto também possa ser visto entre as garotas.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo
Fechar