Série em Cenas

Chef’s Table

( Chef’s Table, EUA, 2015-)
Documentário
Criador:
Temporada: 6-
Elenco:
Duração média: 50 min.
Canal Netflix
Onde ver: Netflix

Vivaldi, um padre veneziano ruivo do século XVIII que compôs cerca de 770 obras musicais no estilo Barroco Tardio, incluindo encomendas para a corte de Versailles e Viena. As Quatro Estações é uma de suas obras mais revolucionárias, tem as cordas como alicerce para conduzir a música descritiva e seu Concerto número 2 ( L’estate – escute aqui) abre e dá o tom e o clima dramático, ousado, genial e perfeito da série documental Chef’s Table da Netflix.

A gastronomia como arte perfeita de cores, formas, aromas e sabores, em vários lugares do mundo, os principais chefs apresentados em suas essências mais profundas e seus pratos contados a partir disso. Uma experiência totalmente nova e enriquecedora para os olhos e para uma nova relação com a comida.

Chef's Table

Para a grande maioria de nós, é a única chance de ver como é por dentro restaurantes de nomes como Massimo Botura e Virgílio Martinez com filas de meses para se sentar em suas mesas. Mas também, uma oportunidade gigante para ver o humano por trás da fama e o seus significados na comunidade que estão inseridos. 

Cada temporada parece trazer uma temática: superações, doces, adaptações… Nomes aparecem para nos surpreender e nos apaixonar, nosso conhecido Alex Atala seus sabores da floresta, Bo Songvisava e sua luta para reestabelecer a autêntica comida tailandesa (fiquei chocada que a comida tailandesa é outra coisa) e Grant Achatz que monta um quadro na mesa para seus clientes comerem. 

Chef's Table

E tem pirações para abrir a cabeça com técnicas como o defumado da lenha de Francis Mallman ou os sucrilhos dando o toque do sabor popular de Christina Tosi. Tem coisa bem artística também que vai emocionar com a experiência mágica de Grant Achatz e espiritual de Jeong Kwan. E tudo isso tendo o sabor como alicerce montando um alimento descritivo, ousado e aclamado como Vivaldi.

Além dessas viagens a sabores que sentimos com os olhos, Chef’s Table ainda nos ajuda a entender melhor as tais estrelas Michelin, as rotinas de um restaurante, a importância dos fornecedores locais para ingredientes frescos e de qualidade, e confirma aquela lenda que restaurante de rico coloca pouca coisa no prato. 

O Melhor Episódio:
T02 – Gaggan Anand

Ver “Chef’s Table” na Netflix

Série em Cenas

Soraya Lopes

Gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo