Festivais e mostras

Conheça os longas da competitiva ibero-americana do Cine Ceará

Depois de anunciar a seleção de curtas-metragens, o 29º Cine Ceará revela quais são os longas que estarão na Mostra Competitiva Ibero-Americana. A principal mostra do festival, que acontece de 30 de agosto a 6 de setembro, traz sete títulos inéditos no Brasil, quatro deles são produções brasileiras.

Entre os filmes brasileiros selecionados, dois fazem sua estreia mundial no Ceará: o cearense Notícias do Fim do Mundo, de Rosemberg Cariry, e o paulista Vozes da Floresta, de Betse de Paula. Os outros dois brasileiros que compõem a mostra são Greta, de Armando Praça, já exibido no Festival de Berlim deste ano e Ressaca, de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, no FIPADOC

Cecilia Barroso | Cenas de Cinema Greta, de Armando Praça

Outros destaques de festivais internacionais completam a seleção. O peruano Canção sem nome, de Melina León, chega de Cannes; o cubano A viagem extraordinária de Celeste García, de Arturo Infante, de Toronto, e o mexicano Luciérnagas, de Bani Khoshnoudi, de Roterdã.

Apoie o Cenas

Neste ano, a comissão de seleção foi composta por Eduardo Valente e Margarita Hernández, com a colaboração de Wolney Oliveira. “São cinco filmes de ficção e dois documentários que apresentam uma gama variada de temáticas de enorme importância no mundo contemporâneo, com personagens e narrativas altamente engajantes, que vão fazer com que o público do Cineteatro São Luiz se emocione, descubra e leve consigo histórias que reforçam a potência criadora e modificadora da arte cinematográfica”, explica Valente.

Cecilia Barroso | Cenas de Cinema Notícias do fim do mundo, de Rosemberg Cariry

Abertura premiada

Além da mostra competitiva, o festival também anunciou o filme de abertura da edição deste ano: o premiado A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, dirigido pelo cearense Karim Aïnouz. O longa-metragem foi escolhido como o melhor filme da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes deste ano.

Esta que será a primeira sessão brasileira do filme, acontece no Cineteatro São Luiz na noite do dia 30 de agosto. O lançamento do filme nos cinemas nacionais está prevista para o dia 31 de outubro.

Cecilia Barroso | Cenas de Cinema A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz

Confira a seleção completa da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens:

A viagem extraordinária de Celeste García (El viaje extraordinario de Celeste García). Dir. Arturo Infante. Ficção. 2018. 92min. CUBA.
Canção sem nome (Canción sin nombre). Dir. Melina León. Ficção. 2019. 97min. PERU.
Greta. Dir. Armando Praça. Ficção. 2019. 96min. BRASIL.
Luciérnagas. Dir. Bani Khoshnoudi. Ficção. 2018. 85min. MÉXICO.
Notícias do fim do mundo. Dir. Rosemberg Cariry. Ficção. 2019. 70min. BRASIL.
Ressaca. Dir. Patrizia Landi e Vincent Rimbaux. Documentário. 2018. 86min. BRASIL.
Vozes da Floresta. Dir. Betse de Paula. Documentário. 2019. 95min. BRASIL. 

Cecilia Barroso | Cenas de Cinema Canção sem nome, de Melina León

 O 29º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Café Santa Clara e Cegás. Agradecimentos: Enel.  A realização é da Associação Cultural Cine Ceará, Bucanero Filmes e da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal.

SERVIÇO
29° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
De 30 de agosto a 06 de setembro de 2019 em Fortaleza.
Informações: www.cineceara.com.
E-mail: [email protected].
Toda a programação é gratuita.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo