(After Hours, EUA, 1985)
Comédia
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Griffin Dunne, Rosanna Arquette, Verna Bloom, Tommy Chong, Linda Fiorentino, Teri Garr, John Heard, Cheech Marin, Catherine O’Hara, Martin Scorsese
Roteiro: Joseph Minion
Duração: 97 min.
Minha nota: 8/10
Mais uma vez estamos perdidos na noite guiados por Martin Scorsese. Agora acompanhando as desventuras de um yuppie que está trancado numa jornada sem fim e sem muita explicação para voltar para casa.
Em uma comédia suis generis que flerta com a misoginia, rindo dela, Paul Hackett tenta concretizar o encontro com a estranha Marcy após conhecê-la por acaso em uma cafeteria.
Scorsese brinca com imagens inesperadas e construções pouco críveis, numa trama que parece nunca ter fim. Desencontros, mal-entendidos e perseguições se sucedem sem fazer muito sentido, construindo uma fábula moderna que, de certo modo, dá o poder às mulheres e achincalha a pseudo-prepotência dos homens, em suas falhas, inseguranças e numa constante busca pela aceitação.
Uma trilha sonora recheada de canções marcantes, que começa com clássico e chega até o pop, passando pelo jazz, embala a loucura programada e ajuda ainda mais a fazer com que o público fique grudado a cada um dos acontecimentos.
Um grande momento
O dinheiro que voa.
Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)
BAFTA: Atriz Coadjuvante (Rosana Arquette)
Cannes: Palma de Ouro, Direção
César: Filme Estrangeiro
Globo de Ouro: Ator de Musical ou Comédia (Griffin Dunne)
Links
Imdb