No próximo dia 14 de agosto, como parte do 22º Festival de Cinema Judaico, o Instituto Moreira Salles lança o DVD Diário Revisitado 1990-1999, do cineasta David Perlov (1930-2003). Dividida em três capítulos, a obra reflexiva, em contato com sua obra, aborda o cotidiano de Perlov. O lançamento acontecerá no IMS Paulista, às 19h30, e contará com a exibição da terceira parte da série, intitulada Volta ao Brasil.

Em 1973, após mudar-se para Israel, Perlov passou a filmar com sua câmera 16 mm o cotidiano diário de Tel Aviv, os registros eram feitos pelas janelas de seu apartamento e, após dez anos, resultaram em Diário 1973-1983, coleção lançada em 2014. Na década de 1990, o cineasta voltou ao formato para criar Diário Revisitado 1990-1999. A nova coleção tem três temas principais: Infância protegida, que explicita a infância dos netos do diretor; Rotina e rituais, com a vida política de Israel, passando pelo assassinato de Yitzhak Rabin e a acensão de Benjamin Netanyahu, e Volta ao Brasil, onde visita cidades e locais que marcaram sua infância.

“Em sua prática de filmagem diária existe a fascinação daquele que, atrás da câmera, observa atento um movimento cotidiano e sente o desejo de ver melhor e de colecionar esse movimento em forma de imagem. [..] O exercício desse Diário fundamenta-se na atividade de observar, que o próprio Perlov confessa que se converteu na chave de seu trabalho e de sua maneira de viver”, afirma a pesquisadora Marta Montiano.

Sobre a coleção DVD | IMS:

A obra faz parte da coleção de DVD | IMS, idealizada pelo saudoso crítico José Carlos Avellar e lançada em 2012. O objetivo da coleção é buscar filmes significativos tanto pelo tema como pela forma narrativa, que se destaquem na filmografia de alguns realizadores. Entre os títulos já lançados estão Shoah, de Claude Lanzmann; Conterrâneos Velhos de Guerra, de Vladimir Carvalho; Vidas Secas e Memórias do Cárcere, de Nelson Pereira dos Santos; São Bernardo, de Leon Hirszman; O Emprego, de Ermanno Olmi; As Praias de Agnès, de Agnès Varda, e A Pirâmide Humana e Cocorico! Mr. Poulet, de Jean Rouch. Todos os DVDs da coleção vêm acompanhado de um livreto com análises críticas.

SERVIÇO
Lançamento do DVD e exibição do terceiro capítulo de Diário revisitado 1990-1999, de David Perlov
14 de agosto (terça-feira), às 19h30
IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Cineteatro do IMS Paulista
Meia-entrada no IMS Paulista
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, portadores de deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.