DestaqueSérie em Cenas

Força Queer

(Q-Force, EUA, 2021)

Qual o preço a se pagar por ser você mesmo no ambiente de trabalho? Ainda hoje, sair do armário não é apenas um ato de bravura, mas sobretudo assumir que não é mais você que deve provar que merece ficar, e sim a organização que deve merecer você. Força Queer, animação disponível na Netflix, traz ironias ácidas, metáforas pungentes e um roteiro acolhedor para entregar muita risada e aventura.

Steve Mayweather, o agente Mary, sai da condição de destaque profissional na Agência de Inteligência Americana, para excluído e sem atribuições após se assumir gay. Sempre fiel à agência e a si, montou um time cem por cento LGBTQIA + e mesmo sem missões por muito tempo, manteve a disciplina em treinamentos e esperança de um dia pegarem missões especiais.

Força Queer
Netflix

Os personagens do time são fantásticos. Não são apenas estereótipos construídos da comunidade,  se valem da ironia disso para se destacarem em suas funções, como: Deb, a lésbica mecânica que tem o coração mais puro do mundo; Twink, a dragqueen destemida que consegue ler qualquer pessoa; e Stat, hacker não binária que topa qualquer desafio.

Apoie o Cenas

Apesar de uma animação, Força Queer não é uma série para menores ou pequenos. Violência, drogas, nudez e sexo são usados o tempo todo como elementos de exagero do roteiro, e é aí onde mora toda a parte lacinante de tudo, afinal, estamos acostumados a ver filmes de espiões em contextos heteronormativos cis usando dos mesmos elementos, mas sem cairmos em qualquer espanto ou rubor. 

Força Queer
Netflix

Mesmo após as principais conquistas de direitos civis, a comunidade LGBTQIA + ainda enfrenta um dos desafios mais duros que provocam os mais sérios desgastes emocionais e paralisantes de mobilidade social ou conquistas de oportunidades profissionais. Um monte de motivos nos leva a essa situação, sabemos a maioria deles, apenas tentamos ignorá-los. O jogo só vira quando todos percebem que a soma das diferenças é que faz o todo mais forte e eficiente. Para o personagem e seu armário, tudo sempre muda quando se percebe que só vale a pena ser você mesmo e que é sempre preciso estar em um lugar que te mereça (e não aceite) como é.

Para cair na gargalhada com abordagem para lá de cáustica, para torcer e levar consigo grandes aprendizados. Força Queer é muito mais que uma série de animação, é uma crítica aos nossos tempos nem tão modernos e ao nosso estranho jeito de tolerar seletivamente. Prepare o coração e o sofá para maratonar com leveza e sem qualquer censura.

Melhor Episódio
T01E08 – Escala de Cinza

Série em Cenas

Curte as colunas do Cenas? Apoie o site!

Soraya Lopes

Gerente de produto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo