Série em Cenas

Goliath

Uma das histórias mais conhecidas do mundo é a do pequeno Davi que derrota com uma pedrada o gigante Golias, provando que uma boa dose de coragem, fé e inteligência pode salvar todo um povo das mãos de opressores cruéis que pouco se importam com a vida e a dignidade, apenas com o seu poder. E é a partir dessa metáfora (que significa) que Goliath, série original Prime Video, traz questionamentos e faz qualquer um torcer por um advogado assim.

Após uma carreira de sucesso, Billy (Billy Bob Thornton) se vê numa pior, sem trabalho, família e dinheiro e com seu instinto auto-destrutivo bastante aflorado. E é quando ele está mais na lama que aparece um caso de extrema injustiça e grande oportunidade financeira. Esses dois pontos dão o tom cíclico da série que nos permite acessar o personagem e tudo aquilo que vem de nós com ele.

Goliath

Por ser muito talentoso, deprimido e adicto, sua relação com o trabalho, colegas e demais pessoas, bem como, com o próprio trabalho, são sempre pontos de tensão e ao mesmo tempo grandes lições que nos fazem gostar cada vez mais do protagonista e dos personagens que o cerca. Isso porque é fácil identificar os motivos pelos quais as coisas caminharam para essa situação, além de se compreender a urgência de suas causas por se tratar de vidas.

Cada temporada de Goliath traz um caso diferente que, em geral, trata de algo que está prejudicando muitas pessoas, colocando-as em risco de morte e causando sérios prejuízos financeiros. Além disso, estão à mercê de um poder paralelo que possui controle financeiro, político, de força e jurídico, seja por esquemas corruptos, seja por interesses mercadológicos.

Goliath

Há quem destaque (até Luíz de Camões, em “Os Luzíadas”) a arrogância de Golias ao desprezar o pastor de aparência fraca e mal vestido, só de pedras e esforço apercebido. Mas cabe outra ótica: Davi, após derrubar o gigante não se deu por satisfeito, tirou-lhe a cabeça e a levou como troféu, além de levar todas as armas consigo. Simbolicamente buscou não apenas acabar com o mal, mas fazer de sua vitória um marco de força. E que tipo de força tem um advogado bêbado contra organizações no sistema judicial para tentar ganhar qualquer coisa?

A mesma metáfora que contamos, escutamos e torcemos viver é apresentada por Goliath sob um novo prisma que anima qualquer coração injustiçado a maratonar sem freios, e encoraja qualquer alma inquieta a revisitar Samuel e Camões para compreender sua própria luta e algozes, seja com dor, com fé ou com amor.

O Melhor Episódio
T01E08 – Cidadãos Unidos

.

Soraya Lopes

Gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo