O Cine Brasília recebe hoje (21), às 19h, uma atração para lá de especial: o clássico Gilda (1946), de Charles Vidor, com Rita Hayworth e Glenn Ford. O filme noir é um marco na história do cinema pela modo como provoca os espectadores e sua exibição celebra o centenário da atriz que o tornou inesquecível.

Rita Hayworth nasceu junto com a dança, filha de uma famosa família de dançarinos espanhóis. Ela foi descoberta por Hollywood enquanto dançava e fez sua primeira participação no cinema em 1935, no filme Sob o Luar dos Pampas, um faroeste de Warner Barxter. Depois de uma longa jornada, com mudança de estúdios e em busca de papéis que a destacassem, tornou-se popular com a comédia Uma Loira com Açúcar (1941), sucesso de bilheteria na época.

Estabelecida como símbolo sexual, Hayworth brilhou em musicais, destacou-se em romances e firmou-se como uma das maiores dançarinas do cinema. Ainda que muito marcado pela pré-determinação da latinidade, que ainda hoje domina Hollywood, seu papel mais marcante foi, sem dúvida, em Gilda.

O evento contará ainda com o lançamento do livro “Rita Hayworth – Cinema, Dança, Paixão”, de Claudio Valentinetti, que marca o primeiro título em português da Artdigiland.

SERVIÇO
Exibição de Gilda e lançamento do livro Rita Hayworth – Cinema, Dança, Paixão
Cine Brasília – EQS 106/107
Dia 21 de novembro, às 19h
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia)