Série em Cenas

Mandou Bem

(Nailed It!, EUA, 2018)
Reality Show, Comédia
Criador:
Temporada: 1-4
Elenco: Nicole Byer e Jacques Torres
Duração média: 33 min.
Canal Netflix
Onde ver: Netflix

Dr. Joe Vitale defende no livro “O Segredo” que  “Você pode ter, fazer, ou ser o que quiser”, o reality show Mandou Bem da Netflix vem para apresentar dois pontos principais sobre o tema: o primeiro é que realmente tem pessoas que acreditam muito em si mesmas, atribuindo grande fé em seu talento, ignorando técnicas e se valendo de sua intuição para executar algumas tarefas complexas que, em geral, exigem estudo e experiência; o segundo é que não pode haver nada mais cômico que a vergonha alheia de quem, cheio de confiança, faz algo ridículo. Ria sem culpa e em voz alta!  

Mandou Bem (Nailed It)

A série é um sucesso ao ponto de ter versões em vários países, e a fórmula é a básica: dois jurados fixos e um convidado por episódio. O contra-regra Wes é outro personagem que dá o tom jocoso para muitos momentos.  Os participantes também variam, são amadores que são submetidos a duas provas de confeitaria, a primeira mais simples (em geral, tem a ver com biscoito confeitado) e a segunda algo mais completo (super, na verdade, tipo um bolo unicórnio ou com a cara do Trump). O tempero é que todo mundo é zoado o tempo todo e não se leva nada a sério.

Nicole Byer é uma atriz e comediante americana que se encaixou muito bem como apresentadora do Mandou bem. É ela quem puxa o tom cômico, não tendo qualquer pudor em brincar com os competidores ou os convidados com comentários que tiram gargalhadas até nos seus piores dias. E parece que quanto mais confiante está alguém que fracassa feio no desafio, mais ela consegue fazer uma piada sem que ninguém fique ferido.

Mandou Bem (Nailed It)

O chef confeiteiro e chocolatier Jacques Torres é o jurado técnico, é ele que de longe, enquanto o pessoal vai fazendo as besteiras misturando tudo errado, observa e prevê o desastre, além de explicar para o público e para a bancada de jurados o que deveria ter sido feito para dar certo (ou menos errado). Seu sotaque francês é o charme explorado com viés cômico (como tudo).

Os convidados são hilários! Alguns são mais conhecidos, como os atores Antoni Porowski (o Fabuloso que amamos de Queer Eye) e Jay Chandrasekhar e a atriz Waylynn Lucas. Outros são um espetáculo à parte, como a confeiteira Sylvia Weinstock de 90 anos (conhecida como a Rainha dos Bolos de Casamento) que roubou a cena e aparece mais de uma vez para nos fazer amá-la. 

Mandou Bem (Nailed It)

Mas o que há de melhor em qualquer episódio, sem sombra de dúvidas, são os participantes e sua obras-primas feitas com muita auto-confiança. Claro que nas primeiras temporadas o pessoal se levava mais a sério, nas últimas a participação começou a ser mais pela zoação e pelo prêmio em dinheiro. Os erros vão dos clássicos, não untar a forma, ou não seguir receita, dos absurdos colocar sal no lugar do açúcar. Cuidado para não morrer de rir vendo a réplica de um bolo de casamento, um bolo com a escultura do Davi de Michelangelo ou uma simples casinha feita de biscoitos de gengibre.

Coisas como persistência, resiliência, acreditar em si mesmo, se tornar é melhor do que obter são coisas comuns em frases motivacionais. É fácil ver citações atribuídas a grandes líderes ou pensadores que tragam inspiração para o que seja, mas é pouco lembrado que não basta apenas querer, é importante saber que sem ligar o forno o bolo permanecerá cru.  

O Melhor Episódio
S02E02 – Fantasiosos e Deliciosos

Ver Mandou Bem na Netflix

Série em Cenas

Bruna Bites

Bruna Bites - que não é nome artístico - é uma publicitária, que atua como designer de interfaces e que vez ou outra escreve por aqui, além de cuidar do site. É totalmente fascinada pelas coisas legais da web, por cinema e quer muito viajar o mundo todo.

Soraya Lopes

Gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo