- Gênero: Minissérie
- Direção: Fernando Honesko
- Roteiro: Camila Kamimura, Marta Nehring
- Criador: Fernando Honesko
- Canal: History Channel
- Elenco: Rodrigo Garcia, Bruno Bellarmino, Renata Calmon, Paulo Roque, Iuri Saraiva
- Temporadas: 1
- Duração: 45 minutos
-
Veja online:
Brasília, Pra aquietar
Ode a Luiz Melodia
Cheiro em Honesko
O sol vermelho é o clarão do dia
Da ilha longa de Paquetá
Domingo santo ou qualquer dia
Pra aquietar, pra aquietar
Os novos velhos tempos de férias
Cinema a atração que sumiu
Machismo, elegância paterna
Pra aquietar, pra aquietar
Ousado projeto que mistura ficção e documentário, Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília, minissérie documental da History Channel, conta a história da construção da capital do Brasil, que foi feita com muita ambição, coragem, contornos políticos, administrativos e jurídicos, além de uma enormidade de injustiças e irresponsabilidades que custaram muitas vidas.
Personagens velhos e novos, que parecem se repetir infindavelmente, são contados e revividos na série. Além de personalidades marcantes da história nacional no ambiente dos principais poderes, empresários e sonhadores também tiveram seus espaços. Mas os anônimos foram os que realmente fizeram, fazem e continuarão fazendo Brasília.
A noite é a brincadeira do dia
O dia é a brincadeira do mar
O mar é a brincadeira da vida
Pra aquietar, pra aquietar
Não posso pra lá paraguaio para
Menino de cá faço o tempo parar
Eu posso acalmar qualquer hora posso
Um dia todo posso acalmar
Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília tem sua costura nesses anônimos. A ficção conta os perrengues reais de quem chegou primeiro para edificar a capital. O documentário, mostra não apenas suspeitas de corrupção e outras coisas mais questionáveis nesse sentido, mas expõe o lado cruel e impiedoso com os operários e suas famílias.
Muitas curiosidades e histórias interessantes também são possíveis de acompanhar, afinal, Brasília tem o Plano Piloto, Athos Bulcão e obras arquitetônicas que podem ser pouco práticas, mas compõem um belo cenário com Cerrado e o céu que abraçam tudo e todos que chegam. Uma poesia que precisou da cota mil e de mil dias para se tornar real.
Coral é natural, café da capital
Da ilha longa nova de lá
Coral é natural, café da capital
Da roupa nova que uso aqui
Uma série que tenho muito carinho por ter sido gravada logo na minha chegada à Capital, por um amigo muito querido que pôde dividir comigo as impressões e sentimentos que esses Mil Dias lhe vieram ao peito, ao mesmo tempo que consegui aprender um pouco mais sobre a ilha poética do Cerrado que abraça.
Mais informações: https://history.uol.com.br/microsites/mil-dias–a-saga-da-construcao-de-brasilia