Série em Cenas

Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília

(Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília, BRA, 2018)
  • Gênero: Minissérie
  • Direção: Fernando Honesko
  • Roteiro: Camila Kamimura, Marta Nehring
  • Criador: Fernando Honesko
  • Canal: History Channel
  • Elenco: Rodrigo Garcia, Bruno Bellarmino, Renata Calmon, Paulo Roque, Iuri Saraiva
  • Temporadas: 1
  • Duração: 45 minutos

Brasília, Pra aquietar
Ode a Luiz Melodia
Cheiro em Honesko

O sol vermelho é o clarão do dia
Da ilha longa de Paquetá
Domingo santo ou qualquer dia
Pra aquietar, pra aquietar
Os novos velhos tempos de férias
Cinema a atração que sumiu
Machismo, elegância paterna
Pra aquietar, pra aquietar

Ousado projeto que mistura ficção e documentário, Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília, minissérie documental da History Channel, conta a história da construção da capital do Brasil, que foi feita com muita ambição, coragem, contornos políticos, administrativos e jurídicos, além de uma enormidade de injustiças e irresponsabilidades que custaram muitas vidas.

Apoie o Cenas

Personagens velhos e novos, que parecem se repetir infindavelmente, são contados e revividos na série. Além de personalidades marcantes da história nacional no ambiente dos principais poderes, empresários e sonhadores também tiveram seus espaços. Mas os anônimos foram os que realmente fizeram, fazem e continuarão fazendo Brasília.

A noite é a brincadeira do dia
O dia é a brincadeira do mar
O mar é a brincadeira da vida
Pra aquietar, pra aquietar
Não posso pra lá paraguaio para
Menino de cá faço o tempo parar
Eu posso acalmar qualquer hora posso
Um dia todo posso acalmar

Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília tem sua costura nesses anônimos. A ficção conta os perrengues reais de quem chegou primeiro para edificar a capital. O documentário, mostra não apenas suspeitas de corrupção e outras coisas mais questionáveis nesse sentido, mas expõe o lado cruel e impiedoso com os operários e suas famílias.

Muitas curiosidades e histórias interessantes também são possíveis de acompanhar, afinal, Brasília tem o Plano Piloto, Athos Bulcão e obras arquitetônicas que podem ser pouco práticas, mas compõem um belo cenário com Cerrado e o céu que abraçam tudo e todos que chegam. Uma poesia que precisou da cota mil e de mil dias para se tornar real.

Coral é natural, café da capital
Da ilha longa nova de lá
Coral é natural, café da capital
Da roupa nova que uso aqui

Uma série que tenho muito carinho por ter sido gravada logo na minha chegada à Capital, por um amigo muito querido que pôde dividir comigo as impressões e sentimentos que esses Mil Dias lhe vieram ao peito, ao mesmo tempo que consegui aprender um pouco mais sobre a ilha poética do Cerrado que abraça.

Mais informações: https://history.uol.com.br/microsites/mil-dias–a-saga-da-construcao-de-brasilia

Série em Cenas

Soraya Lopes

Gerente de produto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo