Crítica | Streaming e VoD

O Mais Belo Dia de Nossas Vidas

(Il Più Bel Giorno della mia Vita, ITA, 2002)

Drama

Direção: Cristina Comencini

Apoie o Cenas

Elenco: Virna Lisi, Margherita Buy, Sandra Ceccarelli, Luigi Lo Cascio, Marco Baliani, Marco Quaglia, Francesco Scianna

Roteiro: Giulia Calenda, Cristina Comencini, Lucilla Schiaffino

Duração: 102 min.

É interessante como os italianos conseguem sempre falar sutilmente sobre aqueles problemas familiares que tanto conhecemos.

No filme, a matriarca tenta lidar com os problemas afetivos de seus três filhos. Cada um a seu jeito, tenta encarar a vida sem aquele amor que estava esperando.

Na verdade, o amor é abordado em todas as fases do ser humano e com todas as suas facetas. A separação, o medo, a homossexualidade, o desconhecimento, a descoberta…

A presença de crianças torna o filme ainda mais emocionante, por percebermos que para eles os problemas são resolvidos muito mais facilmente e, principalmente, sem rupturas.

Os atores estão bem, mas o filme ainda deixa uma impressão de “podia ser melhor”, mas nem por isso deixa de ser uma boa opção para aquele dia em que você só quer alugar um dvd e curtir o sofá da sua sala.

Um Grande Momento

As conversas da menininha com Jesus.

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

European Film Award: Melhor diretor (escolha da audiência)

Festival de Montréal: Grande Prêmio das Américas

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo