- Gênero: Documentário
- Criador: Popcon
- Canal: HBO
- Elenco: Vale pena ver e rever O Nome dela é Gal como uma fonte de inspiração, não apenas do ponto de vista criativo, mas para aprender a amar!
- Temporadas: 1
- Duração: 57 minutos
-
Veja online:
Para sentir o conceito Gal
Meu nome é Gal
E desejo me corresponder
Com um rapaz que seja o tal
Meu nome é Gal
Considerada a melhor cantora brasileira já nas primeiras notas quando ouvidas por Caetano e João Gilberto, Gal que sempre foi Gracinha, tem sua história contada em O Nome dela é Gal, minissérie documental brasileira disponível na HBO Max, que nos leva a entender que a pluralidade e a sensibilidade são características que dão o tom de sua genialidade.
Revolucionária e tímida, símbolo tropicalista e à frente de seu tempo, a cantora tem sua vida contada por trechos de shows, entrevistas e matérias, além de acervos e entrevistas de amigos (como: Gil, Caetano, Bethânia, Tom Zé, Jorge Mautner, Djavan, Luiz Melodia, Nelson Motta…) em quatro episódios que tratam de suas evoluções e traduzem sua força e relevância como artista e mulher brasileira.
Meu nome é Gal
Eu amo igual
Ah, meu nome é Gal
Eu amo igual
Meu nome é Gal
Uma das coisas que chama a atenção é a calma e a tranquilidade com que a cantora lida com tudo. Aliás, O Nome dela é Gal não se trata de algo sobre uma cantora perfeccionista preocupada em criar uma carreira custe o que custar, pelo contrário, mostra como a trajetória linda parece mais uma música que teve suas notas sendo preenchidas por parceiros de palco que estavam ali para fazê-la brilhar por puro amor e admiração.
Por mais que seja fã e acompanhe a carreira da artista, a série faz lembrar o quanto a sua história se mistura com a da cultura recente do Brasil. Por ser uma grande intérprete e se relacionar com os principais compositores do cenário brasileiro em seu início de carreira, e depois ser o sonho de carreira para qualquer novo letrista, foi não só responsável pelas músicas Vapor Barato e Pérola Negra, por exemplo, como pelo ponto de encontro dunas da Gal onde foi nasceu o termo tiete.
Meu nome é Gal
E eu amo igual
Ah, meu nome é Gal
Meu nome é Gal
Meu nome é Gal
De uma grandiosidade inalcançável na interpretação, apesar de ter sua genialidade musical sempre reconhecida pelo público, nem sempre foi compreendida ou bem recebida por sua forma de agir, vestir e escolher repertório, já que sempre esteve muito à frente de seu tempo nisso. Claro que isso rende bons causos, e como a Gal é a Gal, a good vibes é ótima e tudo é lindo, musical, com finais felizes, personagens interessantes e fatos intrigantes.
Relaxe nessas dunas, dance, cante e proteste. Olhe direto nos olhos e enfrente. Aprenda a ousar sendo doce e gentil, ao mesmo tempo que genial! Vale pena ver e rever O Nome dela é Gal como uma fonte de conhecimento e inspiração, não apenas do ponto de vista criativo, mas sobretudo, para aprender a ser capaz de amar!
Gal, Gal
Gal, Gal
Gal, Gal
Gal, Gal
Obrigada por tudo, Gal!
Melhor Episódio
T01E03 – Da Contracultura ao Pop