Notícias

O terror do Estúdio Hammer em São Paulo

É terror que vocês querem? Pois tem uma mostra que vai deixar os amantes do gênero com água na boca começando amanhã em São Paulo. Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror vai trazer à capital paulista 30 longas-metragens, produzidos entre as décadas de 1950 e 1970, dos primeiro filmes até o ocaso do estúdio, passando pelos seus anos de ouro, nos anos 1960. Com filmes que influenciaram gerações, a produtora britânica vinha para chacoalhar uma certa caretice do terror, revitalizando o gótico e trazendo bastante ousadia para o gênero.

“O segmento de horror do Estúdio Hammer surgiu devido a imensa demanda dos adolescentes e jovens adultos por histórias mais violentas, sensuais e aterrorizantes diferentes da morna e conservadora programação da TV inglesa”, explica Eduardo Reginato, curador da mostra ao lado de Danilo Crespo. Ele relembra que no Brasil, nos anos 1980, os filmes eram exibidos nas sessões da madrugada. “Era comum as crianças e adolescentes fingirem dormir até o momento da madrugada em que o filme da Hammer começaria e na ‘clandestinidade’ ligar a TV para assistir um delicioso filme de terror que mais divertia do que assustava”.

Joan Fontaine em Bruxa, a Face do Demônio, de Cyril Frankel

O evento é gratuito e acontece de 20 de janeiro a 8 de fevereiro no CCBB São Paulo e depois segue para Brasília. As exibições dos filmes acontece presencialmente, de quarta-feira a domingo e atividades online estão programadas: uma materclass com o realizador Rodrigo Aragão, um dos grandes nomes do cinema de horror no Brasil (21/1, às 19h), além de um curso de duas aulas com o curador Eduardo Reginato e dois debates. Os links para as atividades on-line têm capacidade para 500 pessoas e serão divulgados na página www.facebook.com/mostraestudiohammer.

Apoie o Cenas

Confira a programação completa da mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror na próxima página

Mostra Estúdio Hammer

1 2Próxima página

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo