Com o Rodrigo dodói em casa, de repouso, sobram motivos infantis. Os filmes assistidos são todos vistos com ele e o especial da semana vai no mesmo caminho. Nós dois sentamos para nos lembrar de dez personagens infantis que na telona ou na telinha marcaram de alguma maneira nossas vidas cinéfilas.
No começo os nomes apareceram devagar, mas depois de um tempo já tinhamos passado muito dos dez então, as menções honrosas e os cortes começaram a aparecer também.
Vamos à lista:
Esta semana a pergunta foi a seguinte: “mãe, por que você nunca falou do Harry Potter no seu blog se nós temos todos os filmes em casa?”. Por mais que eu tentasse me explicar, nada do que falei foi aceito e a maratona do bruxinho inglês começou hoje, com o primeiro episódio da série: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Claro que não existe mais como fazer uma lista de personagens infantis e não citar o bebê que sobreviveu ao ataque daquele que-não-pode-ser-nomeado. Seus amigos Hermione, a sabichona, e Ronnie, o medroso, não podem deixar de ser mencionados também, é claro.
Com seu aparelho dentário e um sorriso bem estranho, ela é a sobrinha de dentista mais conhecida do cinema. Estabanada e mimada, fez fama entre os peixinhos do aquário do tio como aquela que sacode os bichinhos até que eles morram. A trilha sonora escolhida para apresentá-la ao público ficou conhecida em uma famosa cena de chuveiro do mestre do suspense Alfred Hitchcock. “Peixinho, peixinho”
Menino Maluquinho
Criação de Ziraldo em um livro homônimo o Menino Maluquinho virou filme em 1994, catorze anos depois da criação literária. Ele é uma criança que parece estar em todos os lugares, o tempo todo e que além de jogar bola, estudar, namorar e brincar bastante ainda tem que lidar com o final do relacionamento dos pais.
Com uma vida bem pobre e sem muitas esperanças, Charlie entregava jornal para ajudar a família com as contas do mês. Um de seus avôs havia trabalhado na mais famosa fábrica de chocolates da região, mantida pelo excêntrico Willy Wonka, e adorava contar ao neto as histórias do lugar. Depois de muitos anos recluso, Wonka resolve abrir a fábrica para cinco sortudos e Charlie é uma das crianças premiadas com o bilhete dourado. O personagem já esteve nas telas em duas versões diferentes.
Olive
Agora um filme menos infantil com uma das personagens mais fofas e queridas do cinema. Apesar do excelente roteiro e dos personagens complexos, não tem como negar que a participação de Olive em Pequena Miss Sunshine é a mais marcante de todas. A menina de óculos grossos e alguns quilinhos acima do peso quer de qualquer maneira participar de um concurso de miss infantil. A coreografia que o avô criou é um dos pontos altos do filme.
Essa já é a segunda vez que o Bolão aparece em listas especiais daqui do blog. Na verdade, todas as crianças do filme Os Goonies mereciam ser citadas por aqui, já que o trabalho delas é sensacional, mas é o mais medroso e comilão que ganha o tópico por aqui. Apaixonado por chocolates é Bolão quem faz amizade com Sloth e que mais interage com a estranha família de gângsters Fratelli. Ele confessando seus pecados é ótimo.
Mais um que já esteve por aqui, Gabe é o fofo que traz às telas a paixão infantil em ABC do Amor. Enquanto tenta passar pela separação dos pais, o garoto se apaixona perdidamente por uma colega de turma e, além de passar vários momentos com ela, não consegue pensar em muitas outras coisas. O mais interessante do filme é ver uma criança tentando lidar com sentimentos tão confusos e desesperados, como o ciúme e a vergonha.
Um menino mexicano vive com a avó enquanto sua mãe é imigrante ilegal nos Estados Unidos e tenta de várias maneiras conseguir a regularização de sua situação e, assim, poder trazer o filho para perto dela. Os dois se falam todos os domingos, às 10h30 da manhã. Com a morte da avó ele resolve procurar a mãe no país vizinho e passa por várias situações divertidas, agoniantes e tristes.
Bart e Lisa
Única excessão na lista, os dois irmãos mais famosos do mundo do desenho animado não poderiam estar separados por aqui, afinal de contas, como é que alguém poderia escolher só um deles? Enquanto Bart é bagunceiro, bobão e cheio de marra, Lisa é estudiosa, concentrada e muito certinha. Os dois vivem aquela relação eterna de competição comum em quase todos os irmãos, mas além disso fazem parte da famosa família Simpson, chefiada pelo sem-noção Homer. A série televisiva que estreou em 1989 já está na 20ª temporada e rendeu um filme em 2007.
Outro que não poderia faltar na lista é um garoto que estreou nos cinemas em 1921. Com pouco mais de uma hora, o clássico de Charles Chaplin conquistou o mundo, juntamente com o olhar mais triste que eu já vi. O garoto alterna entre a tristeza e a alegria e sua vida, que começou tão triste, ganha um novo ar com o lar criado por Carlitos, mas outros obstáculos estão pelo caminho.
Esses foram os escolhidos por mim e pelo Digo com os dez personagens infantis mais marcantes do cinema. Claro que muitos outros também foram lembrados como: Carmem e Juni, de Pequenos Espiões; Zezé, de Os Incríveis; Cole, de O Sexto Sentido; Elliott, de E.T.; Billy Elliot, do filme de mesmo nome, e Carol Anne, de Poltergeist.
E vocês? Quais são os personagens infantis que marcaram sua vida cinéfila e não estão por aqui?
Olá pessoal!!!
Esse post foi uma delícia fazer, mas levei uma bronca porque nas citações não coloquei Chihiro! Antes de responder os comentários, vou citá-la. Hehehe.
Anderson – Obrigada! Volte sempre por aqui!
Apesar de não ser muito chegada em pés, eu adoro um sapato!
Wally – Ele já está bem melhor!!!
Harry é o preferido do pequeno aqui também. Agora vou ter que escrever sobre os filmes, senão vou ser deserdada como mãe…
Vinícius – Esse negócio de acompanhar um personagem desde de pequeno até o final da adolescência é ótimo, não é mesmo. Acho que muito do sucesso dos livros vem daí.
Johnny – Ah é… Já vi o filme há algum tempo. E não tem como não estar aqui, né? Adrian Alonso está maravilhoso no papel. Ele cantando na cozinha é o máximo…
Michel – É verdade, mas o mais curioso é que é um dos filmes favoritos do meu filho de nove anos. Ou seja, é eterno!
Brenno – Boa lembrança! A Flora é um personagem encantador!
Lud – Excelente lembrança. Gordie, Chris, Teddy e Vern marcaram mesmo! É uma daquelas aventuras que a gente nunca esquece. Tenho que arrumar esse filme para o Digo ver também!
Ana – Os irmãos do Eliott mereciam mesmo uma citação, mas só lembrei deles depois. Um absurdo!!!
Um lindo natal para você também!!
Sérgio – Esse filme é demais. Me parte o coração também!
Robson – Ele vai ser mais cinéfilo do que a mãe quando crescer. Hahaha. Fazer essas listas com ele é sempre muito divertido!
Beijocas a todos e um lindo natal!
Caramba Cecília, impresisonante como um garoto pode ter um poder de escolha tão interessante como esse. Adorei a lista apesar de dois ou três ainda não ter visto seus filmes… muito bom!
´´Chaplin conquistou o mundo, juntamente com o olhar mais triste que eu já vi“.
Concordo plenamente Cecília, não consigo ver aquela cena sem chorar… confesso! rsrs
oi Cecilia
Faltou ai os meninos de ET do Steven Spielberg!
Feliz Natal cheio de amor e muito cinema
Olá, Ciça!
Parabéns pelo teu blog! Tudo de muito bom gosto!
Dos personagens citados, marcou minha vida o “Gordo”, dos Goonies. Além de Elliot, do E.T.
De hoje em dia, com certeza a Olive. ;)
Senti falta dos garotos de “Conta Comigo”, outro sessão da tarde ótimo!
Beijos!!
Ludmila Gaudad
A Olive é de longe a minha preferida, fico encantado com essa garota e hoje, Abigail Breslin é uma das minhas atrizes preferidas.
Eu colocaria na lista a Flora, personagem de Anna Paquin em “O Piano”
Beijos
“Os Goonies” esse filme juntamente com aquela trilha sonora de Cyndi Lauper marcaram minha vida.
Bjs
Bye
O Carlitos já apareceu ai …
Nossa
Fueda …
Toda vez que me lembro dessa cena … quebra hearts …
Abraços
E, claro, o Billy Eliott, como bem foi citado ao final.
Adoro o Harry Potter, foi um dos poucos personagens infantis que acompanhei no cinema – desde o primeiro filme, inclusive. Charlie também é muito legal, algo que comprovei revendo o filme essa semana na TV. A melhor atuação fica por conta da Abigail Breslin como Olive, essa garota tem futuro! Acrescentaria o garoto de “E.T.”. Abraço!
Ótima seleção, Cee! Melhoras aí para o Rodrigo.
Meu preferido aí é Harry por ter marcado minha infância e até hoje estar presente tanto no cinema quanto na literatura. Mas Olive é magnífica! E Charlie é ótimo. Enfim, muito boa a lista!
Ciao!
Oi Srta.
Parabéns pelo blog, pois os textos sobre os filmes são ótimos.
Beijos.
Ps. Se possivel, não deixe de acessar meu blog para compreender meu Fetiche.