Crítica | FestivalFestival do Rio

Sequestro

(Sequestro, BRA, 2009)

Festival do Rio 2009Em seu novo filme Wolney Atalla, diretor de A Vida em Cana, se volta à realidade policial para falar de um dos crimes mais cruéis da história: o sequestro.

Depois de acompanhar por quatro anos a atividade da Divisão Anti-Sequestro de São Paulo, o número de eventos e imagens coletadas é impressionante e somado a depoimentos de vítimas e imagens de arquivo, constrói um filme ao mesmo tempo assustador e emocionante.

Apoie o Cenas

Ao tratar de um tema tão pesado, a opção por uma estrutura menos convencional foi acertada. Depois de uma interssante abertura de colagens, a montagem intercalada, com o sequestro de José Ibiapina servindo como fio condutor entre vários outros, não cansa e nem sobrecarrega o espectador.

Na tela passamos dos fatos narrados por vítimas, parentes de vítimas, policiais, sequestradores e conhecemos técnicas de abordagem, investigação e libertação dos reféns. Casos de repercussão nacional como Abílio Diniz e Washington Olivetto se misturam a outros menos conhecidos.

A tensão oscila o tempo todo e toma fôlego a cada telefonema para a família após o resgate. A emoção do salvamento é bem explorada pelo diretor e chega a provocar lágrimas no público.

Tecnicamente, o filme funciona bem, tropeçando em alguns problemas de som direto e nos créditos dentro do filme, que também podem confundir um pouco.

Daqueles que merecem ser vistos, tanto por seu tema como por seu cinema.

Um Grande Momento

O delegado falando sobre o dia em que se emocionou.

Links

Documentário
Direção: Wolney Atalla
Roteiro: Wolney Atalla, Caio Cavechini
Duração: 94 min.
Minha nota: 7/10

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
4 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
lorena
lorena
08/10/2009 21:04

Engraçado, que documetário sobre a realidade policial você se refere??
Vida em Cana????!!
Mas este documentário trata da vida dos catadores de cana…Usina de açúcar…É impressão minha ou ler o título do filme é o suficiente para tirar tamanha conclusão?! Este diploma de jornalista está fazendo uma falta…

Ygor Moretti Fiorante
Ygor Moretti Fiorante
28/09/2009 17:38

Entre outros trabalhos esse é o que mais me agrada pelo tema e forma de abordagem.

abraço!@!!

Vinícius P.
Vinícius P.
27/09/2009 04:32

Ainda não tinha conhecimento desse documentário, mais o tema me interessa. E só uma dúvida: não é brasileiro? (ou americano?)

Botão Voltar ao topo