(Hauru no ugoku shiro, JAP, 2004)
Aventura/Animação
Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Diana Wynne Jones (livro), Hayao Miyazaki, Cindy Davis Hewitt, Donald H. Hewitt
Duração: 119 min.
Minha nota: 7/10
Hayao Miyazaki é daqueles que nasce com talento sobrando para fazer animações. Depois de produzir vários longas e curtas, ele ficou conhecido mundialmente depois de A Viagem de Chihiro. Três curtas depois ele lança o belo O Castelo Animado.
Confesso que tinha um pouco de preconceito com desenhos orientais antes. O único que eu gostava era Akira e só. Os outros sempre eram cansativos e, pior, me deixavam extremamente irritada com as trilhas sonoras.
Depois de muito ouvir falar, resolvi dar uma nova chance ao estilo e peguei o dvd. O resultado não poderia ser outro: fiquei encantada com o filme e morrendo de vontade de assistir A Viagem de Chihiro.
O filme conta a história de Sophie, uma jovem que vive a vida reclusa como se fosse uma velha anciã e dispensa saídas e diversões desnecessárias. Sua única distração e produzir chapéus na chapelaria da mãe. Um dia, ao visitar sua irmã, que ao contrário dela tem um espírito jovem, alegre e aventureiro, Sophie conhece um famoso mágico da região, que tem a fama de comer o coração das jovens com quem fala.
O mágico é Hauru, um jovem poderoso e covarde que não consegue ser achado facilmente. Ele é preseguido por espectros e, por causa do passeio, envolve Sophie em um problema seu com uma feiticeira má. É esta feiticeira quem vai jogar uma maldição na jovem e transformá-la em uma verdadeira anciã.
Envergonhada, confusa e querendo voltar a ser jovem, Sophie parte em busca de Hauru, encontra o seu castelo encantado e começa a trabalhar para ele.
A história é cheia de significados e o filme transborda sensibilidade. Com cenas incríveis e uma trilha sonora inspirada, acabamos mergulhando no mundo mágico do jovem casal e de todos os que o cercam.
Apesar de todas as qualidades, acho que a história se perde um pouco depois da visita ao castelo real, mas consegue retomar o rumo antes de acabar.
Os personagens são fofos, a história é linda e a animação tem tanta qualidade que deixa muita produção dos Estúdios Disney no chinelo. Por falar em Disney, o filme é do Studio Ghibli, o monstro das animações no Japão. As duas produtoras se uniram para a distribuição deste desenho.
Indicado para qualquer dia a qualquer hora. Até os que não gostam muito de animação podem se interessar pelo filme. Muito lindo!
Um Grande Momento
A nova mudança do castelo.
Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)
Oscar: Animação
Festival de Veneza: Leão de Ouro, Osella de Ouro – Melhor Fotografia (Atsushi Okui)
Links
rabanete??? (seria cabeça de nabo?) escrevem cada coisa…
vale a pena ver PONYO também!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=MXI7x6ExPuc&feature=player_embedded
E que traços, Jacques. Sem falar no uso da cor, magnífico!
Realmente daqueles que ficam na memória!
Beijocas
Cecilia, Miyazaki é sempre um mestre. A beleza de seus filmes inicia-se nos traços, permeia pela história e fica para sempre nas nossas lembranças. Ótima escolha. Abcs.
Ué, mas eu gostei muito do filme também!
Só achei meio tumultuado por um momento, mas depois tudo voltou ao normal.
O filme é muito bom!
Beijocas
Cecília, óbvio que seus textos são sempre maravilhosos e, por isso, respeito absolutamente sua opinião. Mas, devo discordar desta vez: acho este filme uma obra-prima! Entra no meu top 5 de todos os tempos fácil…
Bjos!
Oieee!
Vivi – Tudo ótimo por aqui e contigo? Eu adorei o filme e agora não vejo a hora de conferir Viagem de Chihiro, que já está aqui em casa.
Marcelo – Pois é, em breve vai ter comentário sobre ele aqui. Fiquei curiosíssima depois desse filme. Todo mundo diz que é ainda melhor.
O Cara da Locadora – É esse mesmo, o Cabeça de Rabanete. Um espantalho que sempre ajuda Sophie. Sublime descreve bem.
Eu já vou providenciar A Viagem…
Beijocas para vocês!
É esse que tem um Rabanete? Rs… eu acho muito engraçado, e uma beleza realmente sublime… Mas A Viagem de Chihiro é muito mais lindo…
Oi Ciça!
Esse eu ainda não assisti, mas já vi A Viagem de Chihiro mais de uma vez e é realmente muito legal. Cenários, personagens, tudo é muito diferente e surpreendentemente bom. E sem dúvida “deixa muita produção dos Estúdios Disney no chinelo”
bj
celo
oi Cecilia, tudo bom florzinha?
Eu acho o castelo animado um filmão! Hayao tem essa coisas de fazer a gente se apaixonar por suas magnificas obras!
E o castelo animado é mais uma delas!
bjokas,
vivi