Há um mês e meio, mais ou menos, eu recebi um desafio bem interessante do querido Hugo, do blog Cinema – Filmes e Seriados. Eu precisava escrever ou citar uma frase e escolher uma imagem para acompanhá-la.
As idéias foram as mais variadas, procurei falas de filme, partes de textos lidos e relidos, letras de música e nada me agradava mais do que a citação de uma frase do Livro dos Conselhos, por José Saramago no livro Ensaio sobre a Cegueira. A frase é na verdade um resumo de todo o livro de Saramago, que virou filme nas mãos do excelente Fernando Meirelles e deve estrear no Brasil no dia 12 de setembro.
Apesar de não ser uma coisa exatamente sobre mim, reflete uma atitude geral de todos nós, seres humanos. O mundo está aí se esfacelando, injustiças estão sendo cometidas, crianças morrem absurdamente, guerras não têm explicações e até aquela pessoa que está ali ao lado (colega de trabalho, amigo, filho, pai, irmão) precisando de ajuda não chama a nossa atenção.
A foto foi escolhida porque demonstra muito bem o tamanho da cegueira da humanidade. Quantas vezes olhamos para cenas assim e simplesmente não vemos o que realmente está acontecendo?
Mais do que uma simples frase, um conselho…
Muito bom Cecilia… como Wally disse realmente.. somos todos cegos..
abraços
Cecília, somos todos cegos. E isso é lamentável. Excelente texto, parabéns!
Ciao!
Infelizmente isso é real… Adorei a foto, o texto e a explicação, acho que você está mais do que certa! Nós vemos, mas não olhamos. Não ligamos para o mundo que está à nossa volta, como se tudo fosse simples demais para nós. Realmente um horror!
Gostei mesmo desse espaço que você abriu!
Abraços
Adorei a mensagem que você quis passar. Parabéns pela iniciativa! Pessoas como você que fazem diferença no mundo! =]
Abraço
Mateus
Uma óptima escolha. De sensibilidade e de humanidade.
Beijinho, Cecilia.
Essa frase, Cecília, me marcou bastante ao ler o livro de Saramago. Ela não se dirige aqueles personagens do filme e sim a todos nós, Seres Humanos. Que só reparamos naquilos que realmente queremos enxergar. O ato de vê não é tão profundo, boa frase, aliás, esxcelente frase.
AMEI tua frase, é daquelas que toca lá no fundo mesmo.
Beijos
Bela mensagem…